segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
21.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Censo 2022: Barra do Bugres pode perder dois vereadores com encolhimento da população

A prévia do Censo 2022 informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá resultar num duro impacto para Barra do Bugres, um dos principais municípios da região Sudoeste de Mato Grosso.

Além da queda na receita, em especial nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o município corre o risco de ficar com dois vereadores a menos na Câmara Municipal a partir de 2023.

De acordo com a prévia do Censo 2022 do IBGE, a população de Barra do Bugres decresceu 22,6%. Pela contagem do órgão federal, o município banhado pelo rio Paraguai somou 27.586 habitantes em 2022 contra uma população estimada de 35.642 moradores em 2021.

Câmara de Barra do Bugres: Prévia populacional a menor do Censo poderá fazer parlamento decair de 13 para 11 vereadores.

Se esse número populacional não for revisado, Barra do Bugres poderá ver seu Legislativo Municipal encolher dos atuais 13 vereadores para 11 legisladores.

Pela lei orgânica do município, o número de vereadores atende ao disposto no Artigo 29 da Constituição Federal, onde consta que municípios entre 15 mil e 30 mil habitantes devem compor suas câmaras legislativas com 11 vereadores. Portanto, o município terá de reduzir a composição do seu poder legislativo dos atuais 13 vereadores – amparado pelo número populacional de 2021, que apontava 35,6 mil habitantes – para 11 edis, caso seja confirmada a prévia populacional de 27,5 mil moradores.

 
Para se ter uma ideia, a prévia de 2022 em Barra do Bugres aponta uma população ainda menor que a registrada há 12 anos, no ano de 2010, quando foram contados 31 mil habitantes.

Para tentar reverter o quadro, a prefeitura vem atuando junto à população para que receba os recenseadores e responda ao questionário do Censo. “Vamos recorrer. O IBGE não fechou 100% do seu trabalho, aqui. Estamos fazendo um levantamento junto a outros órgãos, como Cartório Eleitoral, com a Energisa para levantar quantas ligações temos aqui no município. Nossa população não caiu, pelo contrário. Muitos não receberam o Censo por receio de prejudicar algum benefício, como o Bolsa Família. Mas estamos fazendo uma campanha para que todos respondam o Censo”, disse o secretário de Administração do município, Carlos Luiz Pereira.

Sobre a possibilidade de redução no número de vereadores em Barra do Bugres, o Enfoque Business tentou contato com o presidente da Câmara local, vereador Sidnei Gomes de Souza, popular Nei da Saúde (MDB), mas ele se encontra em viagem e não atendeu ao chamado da redação.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Arrombamento em relojoaria de Tangará: Polícia prende 3 e recupera objetos

Na madrugada desta segunda-feira, 20, uma relojoaria localizada no...

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato...

Há 10 anos, Polícia Federal invadia todos os Poderes em Mato Grosso

Há exatamente 10 anos, Mato Grosso amanhecia como destaque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br