quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
26.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Ceia de Natal também tem espaço para as frutas. Confira!

 

A ceia natalina está chegando e, dentre todas as delícias dessa época do ano, as frutas não podem ser esquecidas. Aliás, elas podem dar um equilíbrio naquele jantar especial da noite de Natal. O LIVRE traz para você quais frutas podem ser escolhidas e como aproveitá-las também na decoração da festa de Natal.

A nutricionista Bruna Janaína da Silva lembra que a ameixa é uma das frutas da estação e pode ser consumida in natura ou em receitas, como por exemplo, o manjar de coco. Outra opção é o abacaxi, que poderá estar presente em saladas, sucos ou em sobremesas, como o pavê. 

“Juntamente com as carnes, principalmente suína e cordeiro, o abacaxi assado com canela é uma boa pedida”, complementa Andrea Schulz Galvão, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unic Beira Rio.

A docente pontua ainda que morango, uvas e framboesas são ótimas opções para acompanhar sobremesas à base de chocolate, como pavês e sorvetes.

Silva, que atua no Fort Atacadista, enumera ainda outras opções como damasco, kiwi, maracujá, pêssego, cereja, uva, limão, dentre outras frutas típicas de fim de ano, que oferecem, além da beleza das cores, diversas fontes de vitaminas.

Aqueles que são supersticiosos e gostam de fazer uma simpatia antes da virada do ano não podem esquecer a romã. Guardar as sementes dessa fruta na carteira traz prosperidade. “O consumo pode ser em suco ou chá”, orienta Silva.

Decoração

Além de garantir sabores às refeições na noite de Natal, as frutas podem dar um toque importante na decoração. Galvão frisa que é preciso ter atenção a alguns detalhes, como o uso das frutas cortadas ou inteiras. 

“As frutas, quando cortadas, tendem a ter um tempo de conservação menor. Use-as quando o consumo for acontecer em seguida e de forma rápida. Para usar as frutas inteiras, utilize aquelas que geralmente têm maior apelo decorativo, por serem mais fáceis de adaptar a outros itens, como flores e velas. Aposte nas que sejam fáceis de descascar e não exijam talheres para serem cortadas”, orienta a nutricionista e professora.

Outro detalhe que deve ser considerado é que, na hora de fazer as compras, a recomendação é pelo cálculo de 200 gramas de fruta por convidado. Caso o uso seja apenas decorativo, adquira a quantidade de acordo com o espaço a ser decorado.

Opções

(Foto: Decor Fácil)

Uma opção de decoração é uma árvore de Natal comestível, indica Galvão. Para isso, será preciso:

-1 maçã grande

-1 cenoura

-Palitos de dente

-Cortadores de biscoito sem diversos formatos

– Frutas sortidas (uvas verdes e pretas, morangos, kiwis, damascos, melão, abacaxi, melancia, carambolas, amoras, framboesas, ou outras que você preferir).

– Coentro verde ou salsinha (para enfeitar)

Para fazer:

  • Em um prato bonito, monte a base da árvore usando um palito para fixar a cenoura (em pé) sobre a maçã.
  • Fixe vários palitos na base de frutas, de forma que fiquem parecidos com o formato de um cone.
  • Com os cortadores de biscoito crie várias formas nas fatias de melão, melancia e abacaxi.
  •  Fixe um pedaço de cada fruta, bolinhas de uva e morangos aos palitos.
  • Espete as frutas até que a base esteja bem coberta

Uma outra maneira prática e criativa, indica Galvão, é fazer um “espetinho de frutas”, cortando-as e organizando-as em um palito de churrasco grande, alternando as frutas e as cores disponíveis.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro de 2024

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, chegando ao...

Bandido que agrediu vítima ao roubar bicicleta é preso pela PJC de Tangará

A Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada...

Concursos públicos municipais pagam até R$ 18 mil em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br