quinta-feira, 27 março 2025
- Publicidade -
29.7 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Casos de estupro de vulnerável têm aumento de 69% em MT, diz pesquisa

Segundo o Ipea, apenas 10% dos casos de estupro são reportados.

Mato Grosso teve um aumento de 69% no número de casos de estupro de vulnerável, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 105 casos. No mesmo período de 2022, foram contabilizados 65 estupros.

????O estupro de vulnerável envolve vítimas menores de 14 anos ou pessoas que, por enfermidade ou deficiência mental, não têm o discernimento para a prática do ato. Nesses casos há aumento na pena do criminoso, que pode ir de 8 a 15 anos de reclusão.

De acordo com o Atlas da violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 10% dos casos de estupro são reportados. Muitas vezes, as pessoas não procuram as delegacias ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) por medo.

Segundo o levantamento, o estado também teve 17.332 ameaças registradas por mulheres, 6% a mais do que em 2022, quando foram contabilizadas 16.314 ameaças.

Em relação a perseguição e invasão de privacidade, o número de casos aumentou 38% em 2023, com 1.569 registros. Importunação sexual dobrou o valor, de 298 casos para 407 registrados até novembro deste ano.

Outro dado de destaque na pesquisa é de assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar mulheres candidatas a cargo eletivo ou detentora de mandato. O aumento foi de 76% neste ano se comparado com o ano passado.

????Casos recentes

Foto da família publicada nas redes sociais em um passeio na praia, publicada em 2018 — Foto: Instagram

Foto da família publicada nas redes sociais em um passeio na praia, publicada em 2018 — Foto: Instagram

 

Nesta quarta-feira (6), um homem de 41 anos, que não teve a identidade divulgada, foi preso suspeito de estuprar a enteada menor de idade, em Nova Lacerda, a 667 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, o crime foi denunciado pelos pais da vítima, depois que a menina contou sobre os abusos para a psicóloga da escola onde estuda.

No final de novembro, uma mãe e três filhas foram encontradas mortas dentro de uma casano Bairro Florais da Mata, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Um funcionário, de 32 anos, que atuava em uma obra ao lado da casa foi preso.

O delegado que acompanha o caso, Bruno França Ferreira, disse que o suspeito ainda levou algumas roupas íntimas das vítimas após o crime.

No início de outubro, um pastor de 55 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 10 anos em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. Ele foi indiciado pelo crime em um inquérito da Polícia Civil que apurou os abusos cometidos por ele. A mãe da criança, que, segundo a polícia, era consciente dos atos, também responderá pelo crime.

O suspeito foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável e a pena pode variar entre 12 a 22 anos de prisão. — Foto: Reprodução

O suspeito foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável e a pena pode variar entre 12 a 22 anos de prisão. — Foto: Reprodução

Em setembro, um segurança de 31 anos foi preso depois de drogar e estuprar a filha de 8 anos em uma fazenda de Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. Segundo a polícia, o crime ocorreu no período em que a criança passava as férias escolares com o pai.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Homem furta casa em Tangará e coloca objetos furtados a venda em grupo de WhastApp

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de...

Cacau, fruto abençoado

Estamos nos preparando para a Páscoa e produtos à...

Colgate: Anvisa interdita creme dental em todo Brasil

Usa creme dental da Colgate? Então cuidado! A Anvisa (Agência Nacional...
Feito com muito 💜 por go7.com.br