terça-feira, 16 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
27.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Casos de Covid aumentam 163% em menos de um mês; 17 cidades têm alto risco de contaminação

O número de casos de covid-19 em Mato Grosso aumentou mais de 163% de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Esse é um aumento bastante expressivo, principalmente considerando que o mês ainda nem acabou.

Conforme os números do Painel Covid, atualizado diariamente pelas autoridades de saúde do Estado, foram 1.182 casos da doença em dezembro do ano passado. Em janeiro, até esta segunda-feira (29), foram registrados 3.111 casos.

Além disso, 17 cidades registram alto risco de contaminação. São elas: União do Sul, Porto dos Gaúchos, Luciara, Serra Nova Dourada, Paranaíta, Matupá, São Félix do Araguaia, Nova Santa Helena, Cocalinho, Alto Boa Vista, Apiacás, Lucas do Rio Verde, Indiavaí, Poconé, Nova Guarita, Nossa Senhora do Livramento e Tabaporã.

No último dia 22, a SES-MT divulgou que o Laboratório Central do Estado identificou uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Foi o primeiro registro da subvariante no Brasil. Uma das pacientes que testou positivo, morreu.

A pesquisa que identificou a nova subvariante foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.

Em razão do aumento de número de casos da doença, o Governo do Estado recomendou que voltem a ser usadas máscaras de proteção facial em todas as unidades de saúde da rede estadual por profissionais, pacientes e visitantes.

Prefeituras começam a se mobilizar no mesmo sentido. Em Cáceres e Nova Xavantina, foram emitidas recomendações semelhantes. No último sábado (27), a Prefeitura de Cuiabá realizou uma ação de testagem, com o objetivo de diagnosticar os pacientes que estivessem com suspeita da doença. Ao todo, mais de 4500 testes foram distribuídos nas unidades.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br