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Cartão de crédito e energia elétrica puxam fila das reclamações dos mato-grossenses no Procon

No ano passado, foram 42.728 atendimentos aos consumidores do Estado feitos pelo órgão

Reclamações sobre contas de energia elétrica, cartões de crédito e débito e de lojas foram alvos das principais queixas dos consumidores apresentadas à Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT). O órgão informou que atendeu 42.728 consumidores do Estado em 2023. Desses, 18.182 protestos foram registrados no sistema ProConsumidor e 24.546 na plataforma de reclamações online Consumidor.gov.br.

No sistema ProConsumidor – onde são registradas as reclamações presenciais e encaminhadas ao Procon-MT pelo WhatsApp (65) 99228-3098 – do total de atendimentos realizados, 14.763 são classificadas como reclamações de consumidores; 3.394 são consultas acerca de dúvidas sobre direitos e deveres, e 25 são denúncias de consumidores contra fornecedores, totalizando 18.182 registros.

Pela plataforma de reclamações online Consumidor.gov.br, foram realizados de 24.546 atendimentos e as reclamações sobre Cartão de Crédito/Débito e de loja figuram no primeiro lugar, com 3.114 registros; as queixas com transtornos aéreos ocupam o segundo lugar da lista com 2.056 reclamações; em terceiro, aparecem os problemas relacionados à energia elétrica, com 1.396 demandas; em quarto lugar está a insatisfação com pacotes/excursões/agências de turismo, que teve 1.226 registros. As reclamações sobre Crédito Pessoal e Demais Empréstimos (exceto financiamento de imóveis e veículos) estão em quinto lugar com 1.197 comunicações.

Já pelo sistema ProConsumidor, a anergia elétrica foi o tema com mais demandas e teve 2.123 reclamações. Logo em seguida, está o Crédito Consignado/Cartão de Crédito Consignado, com 1.640 registros; queixas de água e esgoto figuram na terceira posição, com 1.574 reclamações. Em quarto lugar, cartões de Crédito, Débito e de Loja, com 1.202 registros, e, por fim, os protestos em relação a conta corrente /salário /poupança /conta aposentadoria figuram no quinto lugar, com 405 reclamações.

A cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos, não informados, é o problema mais demandado no sistema ProConsumidor, com 2.170 reclamações. Já na plataforma Consumidor.gov.br, o assunto cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado é o campeão de queixas, com 1.891 registros, segundo a secretária adjunta do Procon Estadual, Márcia Santos.

De acordo com o coordenador de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Fhillipy Aleixo, para evitar problemas, os consumidores devem ser realistas e planejarem seus gastos para não comprometer o orçamento familiar.

“É cada vez mais comum chegarem ao Procon consumidores com muitas dívidas no cartão, seja de crédito, débito ou em loja, e empréstimos diversos, que ultrapassam sua capacidade de pagamento. Para evitar problemas, o consumidor deve controlar seu orçamento pessoal e familiar, identificar suas despesas essenciais e verificar sua capacidade de pagamento antes de contrair novas dívidas”, alertou.

Por fim, o coordenador pediu para que a população tenha cuidado redobrado na hora de fazer compras pela internet.

“É essencial pesquisar os preços e, ao realizar compras online, verificar se o site é idôneo, se possui procedência. Além disso, o consumidor deve guardar todos os tipos de comprovantes, principalmente os comprovantes de pagamentos e as notas fiscais”, explicou Fhillipy Aleixo.

(Com informações da Assessoria)

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