Mato Grosso tem registrado aumento significativo nas vendas de carros elétricos, refletindo uma tendência global de migração para veículos mais sustentáveis. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos elétricos vendidos no primeiro semestre de 2024 no país e no Estado superou todas as expectativas, atingindo um crescimento de 150% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ao todo, foram vendidos 79.304 veículos de janeiro a julho, sendo que 1.235 vieram para Mato Grosso, graças a uma combinação de incentivos governamentais, avanços tecnológicos e crescente conscientização ambiental. Em 2023, o governo federal implementou uma série de políticas para incentivar a compra de veículos elétricos, incluindo redução de impostos e subsídios para a instalação de estações de recarga.
Em julho, também de acordo com a ABVE, o Brasil chegou à marca de 300 mil veículos elétricos em circulação. Até 2030, eles representarão 30% dos modelos em circulação, segundo projeções.
O aumento nas vendas foi confirmado por Renato Penha, gerente comercial de uma concessionária de veículos em Cuiabá. De acordo com ele, a concessionária está vendendo, em média, 80 carros novos por mês.
Apesar dessa euforia, o aumento das alíquotas de importação desse tipo de carro, que passou a valer em 1º de julho, poderá afetar as vendas nos próximos meses. As novas alíquotas subiram de 8% para 10% e devem chegar a 35% até julho de 2026.
SATISFAÇÃO X COSTUME
O publicitário Marcus Paulo Valentim, 41 anos, é um entusiasta dos carros elétricos. Ele conta que comprou um B.Y.D. Dolphin junto à sua esposa em novembro de 2023 e que acabaram de comprar um Mini Dolphin.
“A gente está gostando muito dele, a economia é visível. Até a qualidade de vida muda porque o carro não faz barulho. O silêncio dentro do carro é mais confortável”, comenta.
“Eu recomendo muito, nós somos entusiastas dos eletrificados. Primeiro a gente tinha uma moto convencional, depois o carro elétrico e a moto, e agora a gente vai vender a moto para ficar com dois carros elétricos”, finaliza.
Já o motorista de aplicativo Zivaldo Stenio Costa, 51 anos, não vê esse entusiasmo. Ele prefere os veículos de motores à combustão devido à autonomia e à facilidade de encontrar postos onde abastecer.
“Não vejo vantagem nesse tipo de carro. Apesar de ser silencioso, ele é bom só para andar na cidade. Não usaria porque não teria como abastecer numa viagem longa”, comenta.
“O proprietário tem que ter o conhecimento de como utilizar o veículo elétrico e fazer os abastecimentos de forma correta. Há veículos que têm até 500 km de autonomia se a condução for feita de forma adequada”, explica.
TRÊS TIPOS DE CARROS ELÉTRICOS
Há, no momento, três tipos de carros elétricos no Brasil e no mundo.
Os carros híbridos convencionais (HEV), que combinam motor a combustão com motor elétrico e não podem ser carregados externamente. Exemplos desse tipo são o Toyota Prius e o Honda Insight.
Os híbridos Plug-in (PHEV), que, apesar de também terem motor a combustão e elétrico, podem ser carregados na tomada. Além disso, podem usar o modo 100% elétrico em curtas distâncias, como é o caso do Mitsubishi Outlander PHEV e BMW 330e.
Por fim, os carros elétricos 100% a bateria (BEV), movidos exclusivamente por bateria recarregável na tomada e possuem zero emissão local de gás carbônico. Os exemplos mais famosos são o Tesla Model 3 e o Nissan Leaf.