Um dos principais destinos de passeio dos cuiabanos é Chapada dos Guimarães. A cidade, que fica a pouco mais de 60 km da Capital de Mato Grosso, atrai turistas de outros locais do país e moradores dos municípios vizinhos por conta de suas belezas naturais. E se você está pensando em como se divertir gastando pouco no fim de semana, vale a pena dar um pulo por lá.
A paisagem de Chapada dos Guimarães já enche os olhos desde a rodovia MT-251 (Emanuel Pinheiro). Os paredões rochosos chamam a atenção, não só de quem passa ali pela primeira vez. Aqueles que já perderam as contas de quantas vezes fizeram o percurso também se deslumbram.
Mas não são só os paredões. As principais atrações são as cachoeiras. Um atrativo para se refrescar e repor as energias em meio a natureza. Um roteiro que, além de lindo, é gratuito, é contemplar a cachoeira Véu de Noiva e depois seguir pelo Circuito das Cachoeiras.
Véu de Noiva
A cachoeira Véu de Noiva tem 86 metros de altura e é formada pelas águas do córrego Coxipozinho. Mas ali não é para banho, apenas contemplação! Mas isso não deixa o passeio sem graça.
A paisagem formada pela cachoeira, que fica no meio do vale em forma de ferradura, é de tirar o fôlego. E se você é do tipo sortudo, ainda pode ver araras vermelhas voando pelo local.
A cachoeira fica aberta para visitação das 08h30 às 16h. O acesso ao mirante ocorre pela entrada principal do Parque Nacional, no KM 50 da MT-251.
Do estacionamento até o mirante, o visitante segue por uma trilha rústica de aproximadamente 600 metros de extensão. Não é necessário acompanhamento de condutores ou guias turísticos.
Circuito das Cachoeiras
O Circuito das Cachoeiras é formado pelas águas do córrego Independência, que desce pelo cerrado formando 6 cachoeiras:
- 7 de Setembro;
- Pulo;
- Degraus;
- Prainha;
- Andorinhas;
- Independência.
Entre a cachoeira da Prainha e a das Andorinhas, há duas piscinas naturais.
Atenção! O acesso à cachoeira 7 de Setembro só é feito com o acompanhamento de um condutor autorizado a entrar no Parque Nacional. Aqui você acessa uma lista com esses profissionais.
Na cachoeira Independência, também conhecida como Cachoeira dos Malucos, não é permitido tomar banho. Mas todas estão liberadas. Ótima opção para refrescar nos dias quentes, não é mesmo?
Como chegar lá?
O acesso ao atrativo é feito a partir de uma trilha que se começa na portaria principal do Parque Nacional, localizada no Véu de Noiva. Ao chegar ao posto de informação e controle, os visitantes deverão ler e assinar os termos de conhecimento de risco.
Não precisa se preocupar, as trilhas do circuito não apresentam grandes dificuldades. A não ser pela extensão. O percurso de ida e volta totaliza 6 quilômetros. A caminhada leva em média 5 horas de duração e não há nenhum comércio nessa área.
Por isso, o visitante deve ir bem preparado. Não esqueça de levar água, lanche e os demais itens recomendados para caminhadas em ambientes naturais.
Bebidas alcoólicas e equipamentos para preparo de comida no local (como churrasqueiras, fogareiros e outros) são proibidos. Ao ir embora, não se esqueça de levar embora o lixo que produzir!
Também não é permitido o acesso com armas de fogo, facas, animais domésticos ou drones.
O acesso a maioria das cachoeiras do Circuito é permitido sem o acompanhamento de um condutor autorizado pelo parque nacional. Contudo, é recomendável a contratação de um.
Não é necessário o agendamento prévio e a entrada é permitida entre 08h30 e 12h ou até o alcance do limite diário de visitantes, que é de 150 pessoas. A saída é até as 16h.
O que fazer em Chapada dos Guimarães
Na cidade também tem atração gratuita. Logo na praça principal, a Dom Wunibaldo, que está em processo de revitalização, é possível visitar a Igreja de Santana do Sacramento.
Ela foi construída, em taipa de pilão, depois da expulsão dos padres, em 1779. Quase 180 anos depois, já reformada, Santana do Sacramento foi o primeiro bem de Mato Grosso tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Exemplo raro de igreja barroca, a Santana do Sacramento é de uma beleza inigualável. Vale a pena conferir.
Para quem gosta de arte, Chapada dos Guimarães tem um Museu de Arte Sacra. A visitação nesse custa R$ 8 por pessoa. O museu funciona de quinta-feira a domingo, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.
Outra opção é a Casa di Rose, onde está rolando uma exposição gratuita do acervo da galeria. Para visitar, é preciso agendar um horário pelo telefone (65) 99941-6937. O horário de funcionamento é terça-feira a sábado, das 15h às 20h.
Além disso, já deixe anotado na agenda: todo segundo sábado do mês tem a Feira Cultural, com muita música, dança, gastronomia, artesanato. A feira acontece na avenida Homero Mouser, em frente à Secretaria Municipal de Agricultura e PSF, no Centro.