terça-feira, 7 julho 2026
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
Dengue
- Publicidade -
Inst. BioFlores

Cáceres reafirma 43 anos de tradição internacional na pesca esportiva com grandes campeões no FIPe 2026

Equipe Guerreiros do Rio vence a categoria geral motorizada; jaú de 1,30 metro fisgado por Eder Max, da equipe Os Ariranhas, garante prêmio especial e simboliza a força do pesque e solte no Rio Paraguai

Cáceres não precisa mais provar sua vocação para a pesca esportiva. Há 43 anos, o município ocupa lugar de destaque no calendário turístico, esportivo, ambiental e cultural de Mato Grosso e do Brasil. O Festival Internacional de Pesca Esportiva, o tradicional FIPe, é a expressão maior dessa trajetória. Internacional não apenas no nome, mas na grandeza, na história, na capacidade de atrair pescadores, famílias, visitantes e competidores que reconhecem no Rio Paraguai um dos grandes cenários da pesca esportiva.

Em sua 43ª edição, o FIPe 2026 voltou a transformar Cáceres na capital da pesca esportiva, reunindo disputas em diferentes categorias, ações de inclusão, provas infantis, juvenis, sênior, PCD e competições embarcadas que movimentaram o município e reafirmaram a ligação histórica da cidade com o rio, com o Pantanal e com a cultura da pesca.

Na principal disputa da pesca embarcada, a equipe Guerreiros do Rio, código MG-163, foi a grande campeã da Pesca Motorizada Geral, somando 30.000 pontos. A vitória colocou a equipe no topo da classificação da modalidade mais aguardada do festival, seguida por Marca Lc, com 25.150 pontos; A.J.E, com 24.990; Liga da Justiça, com 23.600; e Nego D’Água, com 21.700 pontos.

Mas um dos momentos mais emblemáticos do festival veio com a captura de um verdadeiro gigante das águas. O pescador Eder Max, da equipe Os Ariranhas, fisgou um impressionante jaú de 1,30 metro, espécie conhecida como gigante do rio. O peixe foi medido, fotografado, registrado e devolvido vivo ao Rio Paraguai, dentro do compromisso da pesca esportiva com a preservação ambiental. A captura garantiu à equipe o prêmio especial destinado ao maior peixe do festival, um motor de popa de 30 HP.

O relatório oficial, divulgado à imprensa por Esdra Crepaldi, jornalista da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cáceres, destaca que um dos maiores peixes confirmou a equipe Os Ariranhas, de Cáceres, em primeiro lugar, com o jaú de 130 centímetros. Na sequência vieram Guanixim, com um jaú de 117 centímetros, e Paixão do Pantanal, com uma cachara de 99 centímetros.

Mais do que uma competição, o FIPe voltou a mostrar por que Cáceres é referência internacional. O festival une esporte, turismo, família, inclusão e educação ambiental. Na prova infantil, realizada às margens do Rio Paraguai, cerca de 1.200 crianças, pais e espectadores participaram de uma grande celebração da convivência familiar, do lazer e da consciência ecológica. A cada peixe fisgado, o momento mais simbólico era a devolução ao rio, reforçando desde cedo o conceito do pesque e solte.

A prefeita Eliene Liberato Dias destacou o significado da prova infantil ao afirmar que a atividade é uma declaração de amor ao Rio Paraguai, onde as crianças aprendem desde cedo que soltar um peixe pode ser ainda mais bonito do que fisgá-lo. A secretária municipal de Turismo, Alessandra Castilho, também ressaltou a importância dos patrocinadores e do envolvimento das famílias para o sucesso da competição.

A edição de 2026 também inovou com a realização da prova juvenil, voltada a participantes de 13 a 17 anos. A disputa, realizada na Praia do Daveron, ampliou a participação de adolescentes e fortaleceu o papel do FIPe na formação de novos pescadores conscientes. Mais do que buscar os primeiros lugares, os jovens viveram uma experiência de respeito ao rio, às espécies e à tradição da pesca esportiva.

Outro ponto alto foi a abertura das competições com a categoria PCD, realizada sob o tema “Inclusão e Pescaria”. Participaram pescadores com deficiência de Cáceres, Mirassol d’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Porto Estrela. A prova marcou o início das disputas do 43º FIPe e reforçou o compromisso do festival com acessibilidade, igualdade de oportunidades e valorização de todos os públicos. No masculino, o campeão foi Rian Carlos Sales Santos; no feminino, a vencedora foi Geisieli Lorraine Mascarenhas Fernandes.

A Prova Sênior também emocionou o público ao reunir pescadores com mais de 60 anos. Nas águas do Rio Paraguai, os competidores mostraram que a paixão pela pesca não tem idade. Para a prefeita Eliene Liberato Dias, a prova representa lazer, integração e qualidade de vida. Já Alessandra Castilho destacou que o FIPe é um evento para todas as gerações, capaz de unir esporte, turismo, inclusão e história.

Nas disputas femininas, o protagonismo também foi marcante. Na Pesca Motorizada Feminina, a equipe As Pantaneiras, código MF-123, formada por Elzi Valadares de Souza, Leticia Valadares dos Reis e Pamela Katheryne Coelho de Lara, conquistou o primeiro lugar com 13.500 pontos. Em segundo ficou AS BEIRA RIO, com 8.800; em terceiro, Gaspar Bebidas, com 8.330; em quarto, Equipe do Gole, com 4.550; e em quinto, Só Panelinha II, com 4.140 pontos.

Na Pesca de Canoa Masculina, a equipe Os Cambata, código CA-168, formada por José Djalma da Costa e José Gregorio Sebalhos, foi campeã com 6.000 pontos. A segunda colocação ficou com Dois Gordinhos, com 4.260; a terceira com Pai e Filho, com 2.350; a quarta com Os Cobra d’Água, com 2.040; e a quinta com Tchau Brigado, com 2.000 pontos.

Na Pesca de Canoa Feminina, a equipe Agora Eu Pego, código CA-250, formada por Luana da Gama Rodrigues da Silva Mendes e Thayla Costa Hurtado, conquistou o título com 4.600 pontos. O relatório oficial anexado apresenta apenas a equipe campeã da modalidade.

Na Pesca de Caiaque Masculina, o campeão foi Elvis Vitorino de Oliveira, código CE-132, com 5.280 pontos. Em segundo ficou Renato da Silva Buck, com 4.200; em terceiro, Luciano Correa de Oliveira, com 2.761 pontos, em desempate por idade; em quarto, Bruno de Almeida Silva, com 2.760; e em quinto, Thiago Wesley Souza Sampaio, com 2.450 pontos.

Na Pesca de Caiaque Feminina, a campeã foi Kelly Aparecida Moreira dos Santos, código CE-259, com 1.120 pontos. O documento oficial encaminhado apresenta apenas a primeira colocada da categoria.

Ao final das provas, dos troféus, das pontuações e da emoção de cada captura, o 43º FIPe deixou novamente sua mensagem. Cáceres não está tentando se tornar referência na pesca esportiva. Cáceres já é referência há 43 anos. O Festival Internacional de Pesca Esportiva é a prova viva dessa história, construída às margens do Rio Paraguai, onde esporte, turismo, tradição, inclusão e preservação caminham juntos.

O verdadeiro legado do FIPe está justamente nisso: manter viva uma tradição que atravessa gerações, movimenta a economia, valoriza o Pantanal e ensina que a maior vitória da pesca esportiva não está apenas no peixe fisgado, mas no respeito ao rio que sustenta a vida, a cultura e a identidade de Cáceres.

Classificação dos cinco primeiros colocados

Pesca Motorizada Geral

Guerreiros do Rio — MG-163 — 30.000 pontos
Marca Lc — MG-141 — 25.150 pontos
A.J.E — MG-219 — 24.990 pontos
Liga da Justiça — MG-161 — 23.600 pontos
Nego D’Água — MG-217 — 21.700 pontos

Pesca Motorizada Feminina

As Pantaneiras — MF-123 — 13.500 pontos
AS BEIRA RIO — MF-108 — 8.800 pontos
Gaspar Bebidas — MF-139 — 8.330 pontos
Equipe do Gole — MF-112 — 4.550 pontos
Só Panelinha II — MF-122 — 4.140 pontos

Pesca de Canoa Masculina

Os Cambata — CA-168 — 6.000 pontos
Dois Gordinhos — CA-181 — 4.260 pontos
Pai e Filho — CA-127 — 2.350 pontos
Os Cobra d’Água — CA-166 — 2.040 pontos
Tchau Brigado — CA-155 — 2.000 pontos

Pesca de Canoa Feminina

Agora Eu Pego — CA-250 — 4.600 pontos
Observação: o relatório oficial anexado apresenta apenas a equipe campeã da categoria.

Pesca de Caiaque Masculina

Elvis Vitorino de Oliveira — CE-132 — 5.280 pontos
Renato da Silva Buck — CE-102 — 4.200 pontos
Luciano Correa de Oliveira — CE-136 — 2.761 pontos
Bruno de Almeida Silva — CE-144 — 2.760 pontos
Thiago Wesley Souza Sampaio — CE-108 — 2.450 pontos

Pesca de Caiaque Feminina

Kelly Aparecida Moreira dos Santos — CE-259 — 1.120 pontos
Observação: o relatório oficial anexado apresenta apenas a campeã da categoria.

Maiores Peixes

Os Ariranhas — MG-247 — Jaú de 130 cm — Cáceres-MT
Guanixim — MG-117 — Jaú de 117 cm — Cáceres-MT
Paixão do Pantanal — MG-212 — Cachara de 99 cm — Cáceres-MT
Observação: o relatório oficial anexado apresenta três classificados nesta categoria.

Infantil Feminino

Livia Deluqui dos Passos1.150 pontos
Ana Clara Silva Alves1.140 pontos
Julia Vitória Chaves de Souza Borges770 pontos
Valentina Valentim da Silva660 pontos
Ana Laura Souza de Figueiredo290 pontos
Bruna290 pontos

Infantil Masculino

Rodnei Arruda Silva470 pontos
Marcos Guilherme Batista dos Santos450 pontos
Alexandre Martim Souza Ramos440 pontos
Siderley Silva Almeida410 pontos
Arthur Cristiano Mendonça de Barros300 pontos

Classificação PCD para inserir no quadro final

PCD Feminina

Geisieli Lorraine Mascarenhas Fernandes — PC-072 — 2.280 pontos
Renata Terry Ferreira dos Santos — PC-080 — 980 pontos
Fernanda Marcacini Macedo — PC-241 — 230 pontos
Daniely Takekawa Fernandes — PC-079 — 220 pontos
Luciene Rodrigues da Motta — PC-196 — 210 pontos

PCD Masculina

Rian Carlos Sales Santos — PC-191 — 530 pontos
Jair da Silva Mattos — PC-174 — 280 pontos
Dennis Vicente de Arruda Nunes — PC-236 — 270 pontos
Ademilson de Campos Leite — PC-222 — 240 pontos
Derik Silas de Souza Araújo — PC-070 — 210 pontos, desempate por idade

- Publicidade -
Menina de Luxo
- Publicidade -
abaixo do destaque
jujava
- Publicidade -
Certificado Digital

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br