quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
13.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

BRASÍLIA: Nova Olímpia foi representada no 9º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

A Secretária de Educação de Nova Olímpia, professora Débora Cristiane Ferreira, representou o município no 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias de educação que aconteceu de 16 a 19 de agosto no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília/DF.

Os Fóruns Nacionais da UNDIME, tradicionalmente, são caracterizados por reunir Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias de educação, educadores, convidados, jornalistas, palestrantes e especialistas num espaço para troca de experiências, informações e muito aprendizado. Após mais de dois anos imersos num contexto de pandemia e de muitos desafios, em 2022, o evento aconteceu na perspectiva de renovação e esperança por tempos melhores para educação pública do nosso país.

Na pauta do evento foram discutidos diversos assuntos, dentre eles; Paradigmas e utopias da educação brasileira e da educação internacional na contemporaneidade, critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades para recebimento do VAAR, o uso das tecnologias na educação: diversão, conhecimento, competências, habilidades e aprendizagem, formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais, valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do FUNDEB; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem foram alguns dos assuntos discutidos na programação do evento.

Além de contar com espaço principal, onde foram realizadas as palestras, conferências e mesas redondas, o 9º Fórum Nacional Extraordinário da UNDIME e contou com um espaço de estandes, no qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar, receber atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecer iniciativas de parceiros da UNDIMEe e materiais de empresas credenciadas a expostas no local.

“Mais uma super experiência para todos que fazem a UNDIME. Foram dias que significaram muito para os profissionais de educação do Brasil, como um todo. Reencantar a educação, resignificar nossa prática (discurso antigo) nunca antes tão urgente. De agora em diante, colocaremos em prática os novos conhecimentos que adquirimos através de palestras, mesas redondas, trocas de experiências e muito mais. Gratidão à todos que estiveram apoiando em todo o evento. Retornamos com a certeza de que junto a outros educadores que sonham há muito por fazer, a esperança renovada, com a alegria de partilhar o que tem dado certo”, destacou a secretária, Débora Cristiane

O evento que contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação, técnicos(as) de municípios adimplentes com a UNDIME (ano de referência 2022), secretários(as) executivos(as) das seccionais da UNDIME, parceiros(as) é considerado um marco tanto para a UNDIME quanto para o fortalecimento da educação municipal.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br