sábado, 28 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
32.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Baixa umidade e excesso de fumaça no ar alertam para cuidados com os olhos

Estiagem forte pode despertar alergias, ressecar e causar coceira nos olhos, mas sintomas podem ser tratados em casa

A época do ano mais quente e mais seca em Mato Grosso, os meses de setembro e outubro, têm outro agravante: a alta poluição do ar. A combinação desses 3 fatores gera efeitos nocivos para os olhos. Em decorrência da desidratação, os olhos ficam ressecados, além da sensação de ardência, coceira e vermelhidão.

“Este problema é conhecido como síndrome do olho seco, que pode manifestar-se por sensação de areia nos olhos, vermelhidão e até dor. A condição pode ser agravada por fatores como uso excessivo de telas e ambientes com ar condicionado”, diz o médico oftalmologista José Procópio.

Alguns cuidados básicos podem minimizar os problemas e garantir que eles não se agravem. Segundo o especialista, são todas práticas simples voltadas para a hidratação e a umidificação de ambientes.

“Há colírios lubrificantes que ajudam a manter a umidade dos olhos, mas não podemos nos esquecer nunca do consumo de água, pois a hidratação adequada contribui para que o nosso organismo realize de forma adequada a produção de lágrimas. Outra ação importante é o uso de umidificadores de ar, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho”.

Neste ano, a seca em Mato Grosso foi agravada pelo excesso de fumaça no ar, gerado pela poluição industrial e pelas queimadas. Sem a chuva, estas partículas despejadas podem irritar a superfície ocular e ampliar condições pré-existentes, como a conjuntivite alérgica. Os sintomas incluem lacrimejamento excessivo, sensação de ardência e coceira.

Por isso, ressalta Procópio, além de evitar ambientes poluídos, as pessoas precisam lavar os olhos com maior frequência e, acima de tudo, evitar esfregar os olhos, o que pode piorar a irritação.

“A saúde ocular é um aspecto crucial do nosso bem-estar geral e deve ser especialmente protegida durante condições atmosféricas adversas. Se os sintomas persistirem ou se você estiver enfrentando desconfortos significativos, é fundamental procurar um médico”, diz o médico.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Mulheres ganham 27,7% a menos que homens em MT, aponta pesquisa

Em Mato Grosso, as mulheres ganham 27,7% a menos do...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h30 Blandina pede perdão pelo...
Feito com muito 💜 por go7.com.br