O apoio técnico oferecido pela Prefeitura de Barra do Bugres tem contribuído para ampliar a produção da agricultura familiar e fortalecer a geração de renda no campo. Produtores locais já colhem, em média, duas toneladas de pimenta-de-cheiro por semana e começam a expandir o cultivo de pimentão para abastecer o mercado regional.
A produção é conduzida pelos agricultores João Henrique e Vladimir Felizardo, que pretendem dobrar a área plantada. Com culturas semelhantes em relação ao manejo, aos cuidados e à prevenção de doenças, a diversificação permite aproveitar a experiência adquirida com a pimenta e criar uma nova fonte de receita.
Segundo João Henrique, a pimenta-de-cheiro já conquistou espaço no mercado regional, enquanto o pimentão passa a integrar gradualmente a produção.
“Estamos tirando uma média de aproximadamente dois mil quilos por semana. Hoje atendemos boa parte da região, consolidamos a pimenta e agora estamos agregando também o pimentão. Para o futuro, pretendemos ampliar e dobrar a área”, afirmou.
Produção de pimentão deve chegar a uma tonelada semanal
Com a quantidade atualmente plantada, a expectativa é colher cerca de mil quilos de pimentão por semana. O resultado depende do acompanhamento constante da lavoura, incluindo os tratos culturais e as medidas preventivas para evitar pragas e doenças.
O produtor Vladimir Felizardo destacou que a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura acompanha o trabalho desenvolvido na propriedade há vários anos.
“A parceria com a Secretaria de Agricultura já vem de anos. Sempre que precisamos, recebemos apoio. Hoje, nossa expectativa para o pimentão é de uma média de mil quilos por semana com a quantidade plantada”, explicou.
Assistência estimula permanência e renda no campo
A Secretaria Municipal de Agricultura acompanha os produtores e presta o suporte necessário ao desenvolvimento das lavouras. A iniciativa busca elevar a produtividade, incentivar a diversificação das culturas e criar melhores condições para que as famílias permaneçam no campo.
Para o secretário municipal de Agricultura, José Carlos Sales, os resultados demonstram que o apoio público está sendo aproveitado pelos agricultores.
“É muito gratificante realizar um serviço e saber que ele está sendo bem aproveitado. Tenho orgulho de ver uma lavoura como esta e produtores trabalhando e construindo um futuro na agricultura. A Secretaria fica extremamente satisfeita com esse resultado”, declarou.
Além de beneficiar diretamente as famílias produtoras, o aumento da produção contribui para movimentar a economia rural e ampliar a oferta de alimentos cultivados no próprio município para Barra do Bugres e outras localidades da região.








