quinta-feira, 19 setembro 2024
- Publicidade -
42.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

AL derruba lei que determinava gênero de enfermeiro em atendimento

Por 15 votos a 4, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) revogou a lei estadual que determinava o gênero do profissional de enfermagem de acordo com sexo do paciente. A revogação era uma das exigências do sindicato dos enfermeiros no Estado.

Antes da votação, o deputado estadual Sebastião Rezende (União), que era autor da lei revogada, reclamou da proposta de revogação, afirmando que a lei apenas resguarda privacidade e o desejo daquele paciente que está internado, e que o paciente poderia exigir.   Ele também ameaçou expor os parlamentares que votassem pela revogação.

“Eu quero ver quem é conservador mesmo aqui como vai votar. Porque eu vou expor para todo o Estado como cada um votou aqui”, esbravejou nesta quarta-feira (28).

A lei revogada estabeleceu que, caso solicitado pelo paciente, cuidados íntimos como banhos, troca de fraldas e acompanhamento ao banheiro, devem ser realizados por profissionais de enfermagem do mesmo sexo. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) criticaram a medida, argumentando que a norma é inconstitucional, pois viola o livre exercício da profissão.

O Coren afrima que a lei seria inviável e impraticável, pois com a restrição, não teriam profissionais suficientes para atender os pacientes homens, visto que mais de 80% do setor é formado por mulheres.

“Obedecida a lei sancionada no Mato Grosso, não haveria profissionais de enfermagem suficientes para atender aos pacientes homens. Se não houver profissionais do mesmo sexo, o paciente deixa de ser atendido? E no caso de não atendimento, quem vai ser punido?”, disse a presidente do Coren-MT, Bruna Santiago.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Seguro-Defeso: pescadores devem observar prazo para solicitar benefício

Os pescadores que atuam no Norte, Nordeste e Centro-Oeste...

Em 8 meses, 112 pessoas são indiciadas por fogo em florestas

Em Mato Grosso, a Polícia Civil (PC) abriu 122...

Entenda os benefícios das artes marciais para o corpo e a mente

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS),...
Feito com muito 💜 por go7.com.br