sexta-feira, 26 julho 2024
- Publicidade -
Dengue
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

5 dicas para abrir seu próprio negócio e fazer dinheiro extra em 2024

Saber sua habilidade para o serviço e o nível de concorrência é fundamental antes mesmo de cadastro CNPJ

Abrir uma micro empresa pode ser uma opção para fazer um dinheiro a mais. O Sebrae diz que a tendência em Mato Grosso em 2023 foi pequenos negócios nos ramos de alimentos e bebida.

“São os nichos que mais cresceram neste ano. E as pessoas geralmente casam o trabalho dela com uma atividade extra de MEI (Micro Empreendedor Individual), que podem faturar até R$ 81 mil por ano”, diz analista técnica Maressa Carvalho.

Mas será que dá para arriscar um negócio pela tendência de mercado e alguma familiaridade com o assunto? O LIVRE separou 5 dicas do que avaliar antes de você ser o seu próprio patrão.

Habilidade

Seguir a tendência de mercado não é o único critério a ser analisado. Saber se você talento para o negócio que quer investir deve vir antes. A analista Maressa Carvalho diz que  conhecimento e habilidade do serviço a ser prestado podem ser um diferencial.

Local

Também é recomendado pesquisar o local onde você quer abrir seu negócio. Essa informação vai te dar principalmente uma avaliação da concorrência em seu nicho. Saber a quantidade de concorrentes e o nível de qualidade dos serviços prestador pode ser um passo consistente. A ferramenta Radar Sebrae tem informações por tipo de negócio em bairro e rua.

Legislação

A analista Maressa Carvalho diz que as autorizações para uma empresa abrir depende do porte e do nicho pretendido. Por isso, para evitar susto, procure saber as leis existentes para o serviço que você quer prestar.

Mercado

Além das informações sobre concorrência, é recomendado que o empreendedor tenha clareza de qual segmento dentro de um ramo ele vai investir. Essa definição ajuda a focar na área e não apostar em mercado equivocado. “Por exemplo, o ramo de roupas tem vários nichos, infantil, feminino, etc. O empreendedor precisa ter em vai investir para não ficar perdido”, diz Maressa.

Finanças

É recomendável que você inicie seu negócio sem dívidas, mesmo a empréstimo com bancos. O ideal é que se tenha capital de giro, o dinheiro que para sustentar as suas atividades até começar a entrar o lucro.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Para celebrar a França

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Verão será...

Arrecadação no primeiro semestre teve aumento de 9,08%

A arrecadação do governo federal apresentou um aumento real, descontada...

34 membros do MP recebem mais de R$ 150 mil em um mês

Penduricalhos elevam salários de promotores e procuradores do Ministério...
Feito com muito 💜 por go7.com.br