quarta-feira, 17 abril 2024
- Publicidade -
23.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

5 deputados federais de MT foram oposição ao governo Lula

Cinco dos 8 deputados federais de Mato Grosso atuaram como oposição durante o primeiro ano do governo Lula (PT) no Congresso Nacional. O índice de oposicionismo dos parlamentares mato-grossense chegou a 62% nas votações na Câmara, contra 38% de governismo.

A informação é do Congresso em Foco, por meio do Radar em Foco, que identifica como cada deputado e senador se posicionou nas votações. No caso de Mato Grosso, o deputado federal Abílio Brunini (PL) foi o maior oposicionista, votando apenas 21% favorável ao governo Lula.

Amália Barros e Coronel Fernanda, ambas do PL, votaram 24% em prol do governo federal. Fechando a lista dos oposicionistas, aparecem José Medeiros (PL) com 26% e Coronel Assis (União).

Já entre os governistas, quem lidera é o deputado federal Emanuelzinho (MDB), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara. De todas as votações, ele foi com o governo federal em 97% delas.  Depois vem Juarez Costa (MDB), que votou 88% favoravelmente aos projetos do Executivo. A deputada federal Gisela Simona (União) fecha a lista entre as governistas com 75% de seus votos favoráveis ao governo Lula.

De acordo com o Radar em Foco, o índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminuem o índice de governismo.

Senado  

Já em relação aos 3 senadores que representam Mato Grosso, na maioria das votações em 2023, eles votam junto com o governo Lula. O senador Jayme Campos (União) foi o mais fiel ao governo federal, com o governo em 80% das votações. A senadora Margareth Buzetti (PSD) deu seu voto ao governo em 75% das votações.

Já Wellington Fagundes (PL), que atua na oposição ao governo Lula, votou 55% com o governo federal.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br