A 19ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, com sede em Tangará da Serra, conta, a partir de agora, com o magistrado Anderson Gomes Junqueira no cargo de juiz eleitoral titular. Ele tomou posse do cargo nesta semana em substituição ao Marcos Terêncio Agostinho Pires, em função de sua promoção, por antiguidade, para a Comarca de Cuiabá.
Apesar de já ter atuado como juiz da 30ª Zona Eleitoral, com sede em Água Boa, por pelo menos três biênios, o juiz Anderson Gomes Junqueira considera que assumir a jurisdição eleitoral é sempre um grande desafio.
“A Justiça Eleitoral é responsável pela manutenção da democracia no nosso país. Então, isso por si só já seria uma hercúlea jornada. Quando se trata de eleição municipal, aí então o desafio é ainda maior porque, não raras vezes, nós temos acirradas disputas nos municípios e, por conseguinte, isso acaba exigindo também da Justiça Eleitoral um maior trabalho. Este ano, especificamente, eu penso que teremos um outro grande desafio, porque com o acirramento do cenário político na última eleição presidencial, a Justiça Eleitoral como nunca será também desafiada nesses pleitos municipais”,
afirma o novo titular.
O magistrado acrescenta, ainda, que é preciso ter uma especial atenção com a transparência em todo o processo
“para que a gente possa ter de fato um resultado que seja efetivamente respeitado pelos eleitores. Nós precisamos, inequivocamente, demonstrar a todos que participam direta ou indiretamente do processo eleitoral, que nós temos um sistema seguro de votação e que o resultado reflete indubitavelmente a escolha da maioria. Nós devemos zelar muito para que a Justiça Eleitoral mantenha e conquiste cada vez mais a credibilidade da população”,
ressalta.
Além do município de Tangará da Serra, a 19ª Zona Eleitoral é responsável pelo eleitorado de Nova Olímpia. Juntos, somam 81.234 eleitores e eleitoras aptos ao voto.