sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Cardápio para ceia de Natal completa: ideias de entradas e pratos principais para receber a família

Escolher o cardápio para ceia de Natal completa é um dos momentos mais esperados do ano! Essa é a chance perfeita para se deliciar com os pratos para ceia de Natal que só aparecem na época das festas, como o peru assado, o lombo suíno, o tender e o pernil. Por isso, muita gente já começa a organizar o cardápio no início de dezembro, com ideias de entradas a pratos principais para receber a família.

As comidas para ceia de Natal incluem desde saladas até petiscos frios, passando por canapés de presunto, espetinhos de frutas e tender com abacaxi. A seguir, confira as melhores sugestões de receitas para essa época do ano!

Cardápio para ceia de Natal completa: saladas e canapés se destacam entre as entradas

As entradas de Natal são petiscos que entretém os convidados enquanto não é servida a ceia. Os pratos vão desde saladas tropicais até espetinhos de tender suíno com queijo coalho e outros preparos que deixam a mesa mais variada e colorida. Veja 10 opções de entradas para o cardápio para ceia de Natal completa:

1. Salada de Natal

Uma receita que aproveita parte do tender bolinha que é servido na mesa. A salada é feita com mix de folhas de rúcula, alface romana e alface roxa, além de fatias de pera, lascas de grana padano, nozes pecã e romã em sementes. Para complementar, adicione o molho de mel e mostarda!

2. Tábua de Frios Natal

Essa é uma entrada natalina sofisticada e muito bonita na hora de servir. A tábua de frios com frutas pode ter uma boa variedade de embutidos, como salame, e diferentes tipos de presunto. O ponto de destaque é o formato de guirlanda, que dá um toque especial ao preparo:

3. Maionese de Natal com Frango Defumado

Essa receita, quando bem temperada, combina com vários preparos de fim de ano. A maionese pode acompanhar o pernil marinado com cachaça, as sobras das aves da ceia e até torradinhas e pães no começo da festa.

4. Salada de bacalhau com grão de bico

A salada de grão-de-bico com bacalhau desfiado equilibra o sabor das carnes mais temperadas da festa de fim de ano, que acontece em pleno verão. Essa salada natalina pode ser incrementada com folhas, legumes e frutas secas, como passas e amêndoas.

5. Salada tropical natalina de folhas verdes

Essa é uma das receitas para ceia de Natal que combina hortaliças com mangas picadas para refrescar e dar mais sabor. Junte folhas de rúcula, alface verde, coentro picado, alho em pó, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. A manga palmer pode ser fatiada ou cortada em cubos!

6. Salada de lentilha

Essa é outra opção prática feita com lentilha cozida, aspargos grelhados, folhas de hortelã e queijo feta que pode complementar as ideias de entradas do cardápio para ceia de Natal completa. O preparo é rápido, fácil e fica delicioso:

7. Salada de Natal com tâmaras, amêndoas e espinafre

O acompanhamento perfeito para montar uma ceia de Natal simples e ganha um sabor especial ao lado do short ribs assado. O preparo leva cebola roxa fatiada bem fino, croutons, tâmaras sem caroço fatiadas, amêndoas tostadas, espinafre e limão siciliano.

8. Mini espetinhos de presunto com figos e hortelã (Ver receita)

Essa receita de aperitivo para a ceia de Natal é super refrescante e fácil de fazer. A combinação dos ingredientes traz sabores sofisticados, ideal para quem quer impressionar os convidados já com as entradas de Natal.

9. Canapés de Presunto Seara com Ricota

Fáceis de preparar, os canapés são ótimas opções de entradas no cardápio para ceia de Natal completa. A ricota deixa o aperitivo com um sabor suave, mas também pode ser substituída por outro tipo de queijo, como a combinação de presunto, melão e gorgonzola.

10. Espetinho de Tender com Queijo Coalho, Pêssego e Mel

Já pensou em usar o tender da ceia nas entradas de Natal? Esse petisco preparado com Tender Suíno Seara Gourmet é regado com espumante antes de ir ao forno. Depois, a carne é cortada em cubos e servida em espetinhos com queijo coalho, pêssego e mel. Uma ideia irresistível!

Cardápio para ceia de Natal completa: peru, pernil, tender e Fiesta Seara não podem faltar

Sua mesa pode ter proteínas como Peru, pernil, tender e Fiesta Seara: essas proteínas são as favoritas da lista de ceia de Natal completa e estão entre as sugestões de pratos principais que você vai poder conferir abaixo:

1. Peru com Salpicão

Esse é um prato clássico feito com o Peru Temperado Seara e servido com um salpicão. A tradição da ceia é aproveitar a suculência da ave da melhor forma, por isso, a receita ensina como assar peru, mantendo a ave douradinha depois de ir ao forno.

2. Pernil com Arroz de Vegetais e Limão

Um prato de fim de ano delicioso, em que a carne de porco é a estrela da ceia. Para preparar, basta assar o pernil com cachaça ouro, alecrim, louro e sálvia, cobrir com papel laminado e levar ao forno por 1h50.

3. Fiesta Seara Assado com Batatas e Ameixa

Nessa receita, a ave Fiesta Seara fica muito apetitosa e é assada com batatas e ameixas para elevar o seu sabor. O preparo fica pronto em 2 horas e é uma opção mais em conta para quem não quer gastar com o peru natalino!

4. Peru com Macarrão de Aspargos e Queijo Feta

Já pensou em complementar o cardápio para ceia de Natal completa com o Peru Defumado Seara Gourmet? Sua carne é macia, cozida e defumada, conferindo um sabor único e intenso para os melhores momentos. A salada de macarrão e queijo feta acompanham o prato:

5. Frango Natalino Inteiro com Farofa de Nozes

A ave natalina é uma das melhores sugestões para servir como prato principal do cardápio para ceia de Natal completa. Você pode usar o Frango sem miúdos DaGranja, que não possui antibióticos, e temperá-lo com alho, alecrim, azeite, caldo de galinha, suco de laranja, sal e pimenta-do-reino para garantir um resultado suculento.

6. Fiesta Seara com Salada de Figos

Essa receita é uma opção fácil de fazer que dá um toque elegante ao cardápio para ceia de Natal completa. O preparo aproveita a Ave Fiesta sabor mediterrâneo Seara, que tem maior concentração de carnes nobres, como peito e coxas, e acompanha o frango com salada de figos, chicória, rúcula, mozzarella de búfala e praliné de amêndoas.

7. Ave de Natal com Molho de Damasco

Essa é a pedida certa para quem não abre mão de um sabor agridoce. A receita é feita com o Peito de Fiesta Recheado com Ervas Seara e um molho preparado com caldo de legumes, vinho branco, pimenta calabresa, sal, geleia de damasco e margarina.

8. Pernil Brasileiro

O cardápio para ceia de Natal completa também inclui receitas práticas que aproveitam o sabor do Pernil Suíno Assa Fácil Seara, embalado em um saco próprio para ir ao forno. Nessa receita de ceia de Natal, o pernil fica marinando na cachaça e é pincelado com mel e mostarda, o que amacia a carne e dá ainda mais suculência ao corte suíno.

9. Peru Assado Seara com Molho de Laranja

Está em dúvida sobre quais comidas fazer na ceia de Natal? Essa é mais uma opção que não pode ficar de fora do cardápio para ceia de Natal completa. Seu preparo tem um toque diferente do molho de laranja e promete surpreender a todos.

10. Tender com Molho de Maracujá

tender bolinha é um corte nobre, proveniente do pernil que, sem dúvidas, vai deixar o cardápio para ceia de Natal completa mais apetitoso. Para sair do comum, vale incrementar o molho para tender de maracujá com vinho branco, mel e gengibre.

Ceia de Natal: cardápio completo precisa ter bons acompanhamentos

1. Cuscuz para acompanhar o Fiesta Seara

O cuscuz de milho vai complementar a ave de Natal da ceia com um sabor diferente. A guarnição absorve os temperos do frango natalino e pode ser preparada com pedaços de berinjela. Confira:

2. Salada de Gorgonzola e Parma para acompanhar o peru

Esse é um tipo de salada gourmet preparado com rúcula, espinafre, pêssego, presunto parma e queijo gorgonzola. O prato é ideal para acompanhar um peru de Natal defumado, formando uma combinação apetitosa.

3. Arroz de Natal

Que tal preparar um arroz com tender para agradar as famílias mais modernas? Essa receita inovadora ensina como fazer um arroz bem colorido, cheio de sabor e ideal para complementar os cortes de carne de porco.

4. Farofa de Natal com Tender

O preparo ideal para a ceia de Natal gourmet, feito com Tender Suíno Seara Gourmet, castanhas portuguesas, azeitonas verdes, raspas de limão e outros temperos! A farofa combina com aves, suínos e pratos simples de Natal.

5. Salada de Bacalhau com Batatas

Para quem gosta de receitas com peixe, essa salada natalina tem todos os ingredientes que você precisa. O preparo aproveita o sabor do lombo de bacalhau assado, servido junto com batata, alho, cebola, azeitona, mostarda e salsinha. Muito refrescante e suculento!

6. Salpicão de Natal com frango

salpicão de frango é um dos acompanhamentos mais conhecidos para no cardápio para ceia de Natal completa e garante um sabor especial por ser feito com o Frango Defumado Seara Gourmet. Para incrementar, acrescente maçãs verdes laminadas, talos de aipo fatiados, nozes tostadas, iogurte natural, maionese e batata palha caseira.

7. Salpicão de Natal com Frango Defumado Seara Gourmet e Aioli

A receita de salpicão de frango defumado que traz um sabor clássico, onde você pode soltar a criatividade e incrementar de acordo com o seu paladar. Nesse acompanhamento para o cardápio para ceia de Natal completa, as uvas-passas são bem-vindas, além das fatias finas de maçã, cenoura, aipo, cebola roxa e milho.

8. Salpicão de Natal com Tender Bolinha

Esse salpicão é feito com o Tender Bolinha Seara cortado em tiras, que tem um paladar defumado inconfundível. Sua carne tenra e macia combina muito bem com os demais ingredientes que compõem o prato, como cebola roxa, abacaxi e a batata palha extra fina.

9. Arroz natalino com ingredientes variados

Existem muitas versões de arroz natalino que combinam com o cardápio para ceia de Natal completa. Você pode apostar no Arroz à Grega com Presunto, no arroz com amêndoas e cebolas caramelizadas e até no arroz basmati com açafrão. A última opção usa um grão de origem indiana, mais fino e alongado, que possui sabor levemente adocicado.

10. Farofa de Natal com bacon para ceia de Natal completa

farofa de Natal harmoniza bem com peru, pernil, lombo e tender, além de acrescentar mais crocância à refeição. O grande destaque dessa receita vai para as passas, que são torradas na frigideira junto com o Bacon em cubos Seara Gourmet. Para fazer a farofa, não tem mistério: aqueça em fogo médio uma frigideira larga e adicione a manteiga e o bacon para fritar até dourar. Depois, coloque cebola picada, refogue até murchar e adicione as passas. Junte a farinha de mandioca e o sal e está pronto.

Cardápio para ceia de Natal completa: confira 10 sugestões de sobremesa

No cardápio para ceia de Natal completa não podem faltar as sobremesas natalinas, certo? A hora de saborear tortas, rabanadas e doces em geral, também é muito esperada na noite. A seguir veja 10 sugestões de sobremesas de Natal:

1. Biscoito Natalino

Essa é uma excelente opção para presentear amigos e familiares no dia da festa. Os biscoitos deixam a mesa da ceia mais charmosa e colorida e podem ser feitos com cobertura de chocolate. Assista o passo a passo completo!

2. Bolo de Natal

Macio, fofinho e delicioso! Essa é uma sobremesa para o cardápio da ceia de Natal completa que junta vários ingredientes típicos da data, como passas, cravo, canela, nozes, amêndoas e frutas cristalizadas.

3. Pavê Simples

Qual sobremesa é mais tradicional que o pavê simples na mesa da ceia? Esse clássico usa biscoitos tipo champanhe na montagem e um creme de leite condensado no recheio. Para a cobertura, faça um chantilly de creme de leite gelado sem soro e açúcar!

4. Rabanada Recheada

A rabanada com recheio de doce de leite é um doce prático que fica pronto em 30 minutos. O preparo costuma impressionar os convidados, por não ser uma rabanada simples, e combina com todos os tipos de ceia.

5. Bombom de Travessa

Feito com brigadeiro de paçoca e cobertura de chocolate, essa sobremesa é geladinha e faz muito sucesso nos dias de calor. O doce tem potencial para agradar qualquer pessoa que goste de sobremesas de amendoim!

6. Pavê de Chocolate

Esse é um dos doces para servir gelado e incrementar o cardápio para ceia de Natal completa com mais uma opção tradicional. O pavê de Natal deve ser feito com creme de baunilha, ganache de chocolate e creme de brigadeiro. Confira:

7. Cheesecake de Morango

Essa é a sobremesa perfeita para deixar o cardápio natalino mais refrescante e gostoso. A tradicional receita americana de cheesecake pode ser preparada com cobertura de purê de morangos, farofa de biscoito e recheio de cream cheese.

8. Torta de Maracujá

Essa é uma das sobremesas geladas favoritas para servir para nas festas de fim de ano. O preparo é feito com creme de suco de maracujá concentrado, cobertura de merengue de açúcar e base de biscoito de amido de milho.

9. Torta de Limão com Biscoito

A base dessa receita é feita com biscoitos caseiros, preparados com leite, açúcar, bicarbonato de sódio, sal, essência de baunilha, farinha de trigo e margarina. O recheio leva leite condensado, creme de leite, suco e raspas de limão. Uma ótima dica para o cardápio para ceia de Natal completa!

10. Bacon Caramelizado na Mousse de Chocolate

A sobremesa mais autêntica para um cardápio de ceia de Natal rápido e delicioso. A receita usa o Bacon Extra Double Lombo Seara Gourmet, que é feito com 100% de lombo suíno. Além dessa receita de doce com bacon, você encontra outras sugestões no site, como o Crème Brûlée de Bacon e Cebola e Bombom de Caramelo com Bacon.

E aí, curtiu?! Agora você já pode escolher novas sugestões de entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas para o seu cardápio para ceia de Natal completa.

Minha Receita Seara

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br