segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
17.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

5 DICAS SIMPLES QUE TE AJUDARÃO A COMER BEM EM SEU DIA A DIA

 

Comer bem é fundamental para a manutenção da saúde. Afinal, uma dieta equilibrada é importante para prevenir doenças, gerar disposição física, fortalecer a imunidade e até combater o envelhecimento precoce.

O ideal é sempre incluir nas refeições legumes, verduras e frutas. Além de carnes variadas e grãos como soja, grão-de-bico, lentilha e feijão, leguminosas que são fontes vegetais de proteínas. Ademais, você pode criar o hábito de ter, no dia a dia, uma série de práticas simples que ajudam a manter o corpo saudável.

Por isso, listamos aqui cinco dicas que ampliam o conceito de comer bem. Vamos a elas?

Coma devagar e sem distrações

Com o dia a dia cada vez mais corrido, muitas vezes comemos com pressa e ansiedade. Isso não faz bem. Então, procure comer com calma e mastigar bem os alimentos, pois isso facilita a digestão e a sensação de saciedade. Ah… e evite deixar o celular à mesa ou comer na frente da TV. Isso distrai sua atenção, que deve estar focada na alimentação.

Beba bastante água

A água é fundamental para manter o organismo hidratado e transportar os nutrientes. Para garantir seu consumo durante o dia, uma dica é manter sempre uma garrafa de água por perto, como na mesa de trabalho, por exemplo. Além disso, chás, sucos e alimentos naturais, como frutas e legumes, são fontes de água e ajudam a manter o corpo hidratado.

Reduza a quantidade de açúcar, sal e gordura

Evite comer em excesso doces, pratos muito salgados ou gordurosos. No momento de cozinhar, fique atento à quantidade de sal e gordura utilizados. Nossas receitas são testadas e aprovadas para garantir sabor e equilíbrio.

Então, lembre-se de seguir a quantidade de sal, gordura e açúcar indicadas em cada receita. No almoço ou no jantar, não deixe o saleiro sobre a mesa. Assim, você evita adicionar mais sal à comida já pronta. Uma dica para o dia a dia é trocar os doces por frutas frescas na sobremesa.

Faça de 3 a 6 refeições por dia

Além de uma dieta com diferentes tipos de alimentos, para comer bem o recomendado é fazer de 3 a 6 refeições distribuídas ao longo do dia. Isso ajuda no controle do apetite e evita excessos nas refeições principais.

Uma alimentação fracionada gera energia na medida certa, mantém os níveis de glicose no sangue, ajuda na formação de massa magra e na saciedade. Então, procure sempre fazer as três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e quando possível, intercale com pequenos lanches.

Aposte em lanches equilibrados na busca por comer bem

Comer lanchinhos entre as refeições é uma boa ideia. Mas é importante que eles sejam equilibrados e nutritivos. Você pode incluir frutas, biscoitos integrais, snacks saudáveis e smoothies no lanche.

3 Receitas Deliciosas de Lanches para Ajudar a Comer Bem

Confira abaixo algumas opções de preparos para intercalar com as refeições principais.

Fonte de gorduras boas, proteínas e fibras, este snack é uma opção deliciosa para os lanches intermediáriosSnack Saudável: fonte de gorduras boas, proteínas e fibras, este snack é uma opção deliciosa para os lanches intermediários. Feito com couve-manteiga assada e um mix de amendoim, castanha, sementes de girassol e uva-passa, ele ganha mais sabor com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim.

 

Biscoitinhos Integrais com Chia e Linhaça: esses biscoitos caseiros fáceis de preparar são uma boa fonte de fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo. Preparados com farinha integral, sementes de chia e linhaça, e Aji-Sal® com Pimenta, eles levam ainda Azeite de Oliva TERRANO®, uma fonte boa de gordura.

Smoothie de Frutas Vermelhas: você pode optar por uma bebida para o lanche. Este smoothie preparado com FIT® Uva e morangos congelados tem um sabor delicioso. Além disso, o leite é uma boa fonte de proteínas e cálcio e a chia contém fibras.

Viu como comer bem pode ser fácil e prazeroso? Então, que tal adaptar essas dicas para o seu dia a dia?

Garanta a qualidade Ajinomoto, acessando a nossa loja online agora para conferir nossos kits e condições especiais.

Você já sabe que exagerar no sal não faz nada bem à saúde. Veja aqui qual a quantidade ideal e receitas com sódio reduzido.

Por fim, como no dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, saiba mais aqui sobre a importância desse profissional e veja algumas receitas gostosas e nutritivas.

Izabel Alves – Especialista em Alimentos

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br