Segundo levantamento da Percent, publicado em absoluta primeira mão pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, o senador, Wellington Fagundes (PL), deve ser reeleito com tranquilidade no dia 2 de outubro. O parlamentar liberal alcançou 40,5% das intenções de votos.
Bem atrás, o candidato da oposição, Neri Geller (PP), teve 14,3% das citações na modalidade estimulada, quando o entrevistado recebe uma lista com nomes de candidatos ao pleito majoritário.
O ex-presidente da Asprosoja, Antônio Galvan (PTB), continua patinando nas pesquisas de opinião. Nesta última, por exemplo, ele obteve 5,7% de preferência, seguido de perto pelo médico, Jorge Yanai (Agir), com exatos 4%. Os demais nomes ficaram abaixo de 1%. (veja gráfico)
No cenário espontâneo, a disputa parece mais equilibrada entre Fagundes e Geller. O primeiro alcançou 18,9%. Já Neri cravou exatos 11%. Galvan e Yanai “beliscaram” 3,9% e 3%, respectivamente.
“O problema que o Neri teve na Justiça (cassação do mandato no início da eleição), quebrou a sequência de crescimento que ele vinha registrando na sua pré-candidatura. Com isso, o adversário dele, Wellington Fagundes, correu praticamente sozinho na disputa pela única vaga ao senado”, explicou Ronye Steffan, proprietário da Percent.
Metodologia
A pesquisa foi realizada de 17 a 19 de setembro, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. O levantamento aplicou 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso, seguindo critérios científicos como renda, sexo, idade e escolaridade. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob os números MT-01749/2022 e BR-07048/2022.