quinta-feira, 3 outubro 2024
- Publicidade -
31.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Uma viagem pelos sabores pantaneiros

O Pantanal é um bioma riquíssimo não só no que concerne à fauna, flora e belezas naturais, mas também cheio de histórias, carregado de conhecimentos ascentrais, ingredientes peculiares e uma rica gastronomia. Mapear tantas riquezas não é tarefa das mais fáceis. Só mesmo sendo muito apaixonado por esse mundo regido pelas águas para se propôr a tal empreitada.

É o que faz o chef de cozinha sulmato-grossense Paulo Machado. Mestre em Hospitalidade e formado em escolas de gastronomia na França, em 2013 ele começou a organizar Food Safaris, que consiste em viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local.

Inquieto e dinâmico, ele toca diversos projetos ao mesmo tempo, escreve livros, faz programas de tevê, assina cardápios e está iniciando um doutorado em antropologia da alimentação na Espanha. Se diz animado para compartilhar sua paixão pela gastronomia pantaneira e a possibilidade de explorar a relação entre comida e cultura regional em diferentes contextos.

No próximo dia 5 de agosto, ele lança o livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado”, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

A obra, organizada pelo Instituto que leva o nome dele e executada junto com a produtora Marcia Marinho, permite ao leitor fazer uma jornada saborosa para além das simples receitas. Para ele, divulgar a gastronomia pantaneira através de uma rota gastronômica, explorando seus sabores, ingredientes e potencial humano e de hospitalidade é o gol desta obra.

“A cozinha tem papel fundamental na vida das pessoas e quando ela se torna livro, consegue passar além de conhecimento e aprendizado uma forma de expansão de horizontes e entendimento daquilo que temos enquanto ingredientes e técnicas regionais e suas influências”, explica em entrevista concedida nos intervalos das inúmeras tarefas.

Com textos da jornalista Tati Feldens, co-fundadora da Rota Gastronômica Pantaneira, e fotografia de Elis Regina, o livro reúne em suas 66 páginas, 21 receitas, sendo que 11 delas revelam não apenas a riqueza dos ingredientes locais, mas também as influências étnicas que moldaram a culinária pantaneira ao longo do tempo, como a gaúcha, oriental, terena indígena, árabe, boliviana, paraguaia, nordestina, doçaria colonial, etc.

O chef enfatiza que a gastronomia pantaneira é uma culinária regional brasileira que se destaca pela sua diversidade de ingredientes e sabores. Ela é fortemente influenciada pela cultura indígena, pelos costumes dos povos ribeirinhos e pelo
estilo de vida dos pantaneiros.

“O que faz a gastronomia pantaneira tão única é a sua conexão profunda com a natureza e a utilização de ingredientes típicos da região, como peixes de água doce, carnes de animais que pastam, jacaré, carne de sol, mandioca, banana-daterra, erva-mate, lácteos, milho, entre outros. Esses ingredientes são combinados de forma criativa e saborosa,
resultando em pratos autênticos e marcantes”.

Ele lembra ainda que a gastronomia pantaneira é conhecida pelo seu modo de preparo simples e tradicional, que valoriza a
técnica ancestral de defumação e o uso de fogão a lenha. “Os pratos são preparados com cuidado e paciência, respeitando os ritmos da natureza e preservando a essência dos sabores locais”, reforça, acrescentando que “ela é uma expressão viva da tradição, da sustentabilidade e da valorização dos recursos naturais, proporcionando uma experiência gastronômica autêntica e inesquecível”.

Em todas as receitas do livro há uma breve explicação sobre o prato, além de ingredientes, modo de preparo e curiosidade do chef. Um box explicativo com rendimento, tempo de preparo e nível de dificuldade completam a obra cujo projeto gráfico é assinado por Fernando Pissuto Trevisan.

Sobre o processo de seleção das histórias que recheiam a oba e das receitas para compor o livro, Paulo explica que foi um
trabalho minucioso e cuidadoso.

Inicialmente, foi realizada uma extensa pesquisa sobre a cultura e a culinária da região do Pantanal, algo que ele iniciou há quase 20 anos.

Após a fase de pesquisa, foi realizado um estudo de campo, com apoio do Sebrae MS e da fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para consolidar um caminho gastronômico nas regiões turísticas do estado.

“Vivenciamos de perto a cultura local, conversamos com pessoas da comunidade e conhecemos suas histórias e experiências
relacionadas à gastronomia. Essa imersão no contexto permitiu uma compreensão mais profunda das nuances e peculiaridades da culinária regional”.

Paralelamente, ele testou diversas receitas típicas, e selecionou aquelas que melhor representavam a cultura e influências.

“É uma viagem pela história, pelos costumes e pela alma do pantaneiro. Um registro inédito dos sabores de dez atrativos turísticos de importante destaque nas diferentes regiões e cidades pantaneiras”, completa Paulo Machado.

A publicação, da Life Editora, contou com investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS, Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Expansão da rede 5G já permite acesso a 96% dos brasileiros

As operadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na...

Multa de até R$ 50 milhões deve frear ligações de telemarketing

Mais uma medida adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações...

Viatura da PM cai em córrego ao perseguir ladrão de moto

Perseguição policial terminou com uma viatura da Polícia Militar...

Jogos hoje (03/10/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br