sábado, 22 junho 2024
- Publicidade -
26 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Rumo inicia obras da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso

 

A Rumo Logística iniciou simbolicamente nesta segunda-feira (7) a construção da ferrovia estadual em Mato Grosso. A primeira etapa de serviços será no ramal que liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. 

O CEO da Rumo, Beto Abreu, disse que a frente lançada hoje vai criar estrutura para que os trabalhos sejam executados ao longo de 50 km.  

“Estamos com as máquinas já trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163, fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 km. Teremos quatro frentes de obras”, disse. 

A Rumo Logística, única participante na licitação para ferrovia, recebeu autorização para a construção de 730 km de trilhos. A ferrovia terá dois ramais, um que liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e outro entre Rondonópolis e Cuiabá.  

O investimento previsto é de mais de R$ 11 bilhões, com geração de 200 mil empregos diretos e indiretos. O contrato com a Rumo foi assinado pelo governo de Mato Grosso em setembro de 2021. 

As obras nos dois ramais estão programadas para acontecer por etapas. A primeira estenderá os trilhos até Cuiabá e tem estimava de conclusão em 2025. A segunda etapa está planejada para iniciar no mesmo ano, com o traçado até Lucas do Rio Verde. A entrega final deverá ocorrer até 2028. 

Na cerimônia de hoje no terminal de Rondonópolis, o governador Mauro Mendes disse que a ferrovia será uma alternativa de transporte, principalmente para o agronegócio, à rodovia federal BR-163, vista como “estrangulada”. 

“[A BR-163] É um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou. 

A ferrovia está planejada para ligar Mato Grosso ao porto de Santos, em São Paulo, um dos pontos escoadores do agronegócio.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (22/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Prefeitura Municipal de Arenápolis entrega reforma da ESF Campina

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de...

Estuprador é preso em flagrante em Tangará da Serra

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) prendeu...
Feito com muito 💜 por go7.com.br