domingo, 22 setembro 2024
- Publicidade -
43.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Posto de atendimento acolhe animais silvestres vítimas dos incêndios no Pantanal

Ação é em resposta à devastação para preservar a vida dos animais do bioma; Sema está recrutando voluntários socorristas de animais

Um posto de atendimento emergencial, localizado na estrada-parque Transpantaneira, em Poconé (104 km de Cuiabá), acolhe animais silvestres vítimas dos incêndios no Pantanal. Essa é uma das ações de respostas em prol da vida dos animais, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), para conter a mortandade de animais em razão dos incêndios que já atingem o bioma em Poconé e Cáceres (217 km de Cuiabá). Nos incêndios de 2020, um estudo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) revelou que 17 milhões de animais morreram queimados. A Pasta está cadastrando voluntários para trabalharem no resgate de animais.

Para reportagem do HiperNotícias, a Sema informou que o posto conta com equipe especializada para o acolhimento de animais silvestres que compreende convênios com clínicas veterinárias e com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O fogo devasta toda vegetação que, em muitos casos, servem de alimentos para os animais. A seca é outro problema enfrentado pelos bichos, que carecem da intervenção humana para continuarem sobrevivendo.

“A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros também intensificou o monitoramento da fauna silvestre do Pantanal, por meio do trabalho realizado com as Câmeras Traps. A ação permite que a Secretaria elabore um mapa de incidência das espécies, possibilitando a identificação de pontos de importância ambiental e emergencial. As informações coletadas contribuem para planejamento de políticas públicas que ajudarão a proteger os animais que vivem na região”, informou a Sema.

Outra ação de resposta desenvolvida pela Sema em prol da vida animal no Pantanal é o recrutamento de pessoas para atuarem como voluntários no resgate, manejo e na destinação de animais silvestres afetados pelos incêndios em Unidades de Conservação estaduais. Interessados precisam se inscrever por meio do formulário que pode ser acessado clicando aqui.

O cadastro deve ficar ativo durante todo período proibitivo de queimadas e de emergência ambiental. Os selecionados serão convocados, conforme a necessidade, até 31 de dezembro de 2024. Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, e apenas as equipes convocadas pela Gerência de Fauna Silvestre da Sema, que possuam autorização emitida pela pasta, poderão atuar no resgate.

A Sema orienta que os voluntários estejam cientes dos riscos e responsabilidades envolvidos nas ações de resgate e manejo de fauna silvestre, comprometendo-se a seguir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria.

INCÊNDIOS

Neste ano, as frentes de fogo florestal se concentram, no momento, na região de Porto Conceição, em Cáceres (217 km de Cuiabá). Para o combate ao fogo, os militares também contaram com apoio de uma aeronave da Defesa Civil. Os bombeiros seguem monitorando o local para evitar que o incêndio retorne. Numa propriedade de Poconé (104 km de Cuiabá), o fogo já foi controlado, conforme divulgou o Corpo de Bombeiros que atua no combate às chamas.

Os incêndios no Pantanal não são problemas apenas da flora, mas também para fauna. Imagens de animais queimados em decorrência das chamas nos anos anteriores circularam em todo o mundo. O estudo do ICMBio, divulgado neste ano, revela que mesmo com a quantidade expressiva, o número de animais mortos com os incêndios no Pantanal neste ano pode ser maior que o registrado em 2020.

FOCOS E PREPARAÇÃO

Segundo dados da plataforma de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de janeiro de 2024 a 28 de junho, foram registrados 771 focos de incêndios no Pantanal mato-grossense.

Neste mês de junho, o Corpo de Bombeiros lançou a operação de combate aos incêndios florestais no Pantanal e a corporação afirma estar preparada para atuar no combate ao fogo.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br