sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
23 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Pix e cheque especial são os novos vilões do endividamento brasileiro?

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito fez um levantamento que sugere que sim

Você provavelmente já ouviu falar que o cartão de crédito é o vilão do endividamento das famílias brasileiras. Bom, parece que isso está mudando. Pelo menos, é o que a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços está dizendo.

Segundo um levantamento realizado por eles, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de inadimplência do cheque especial foi bem maior que a do cartão de crédito.

  • cheque especial – 12% de inadimplência
  • cartão de crédito – 7,2% de inadimplência

Além disso, os dados apontam que de 2021 a 2024, houve um crescimento de 53% na concessão de crédito via cheque especial no Brasil.

O que tudo isso significa?

Segundo a Abecs, que o novo vilão pode ser o pagamento instantâneo. Sim, o Pix!

Em entrevista ao site Mobile Time, Giancarlo Greco, presidente da Abecs, afirma haver uma forte relação entre os aumentos no uso do Pix e do cheque especial.

Caso você seja uma pessoa agraciada com a sorte de não precisar saber o que é cheque especial, eu explico: é um limite de crédito (uma quantia em “dinheiro”) que a maioria dos bancos dá (na verdade empresta a juros altíssimos) à maioria dos clientes, quando eles abrem uma conta corrente.

Na avaliação de Giancarlo Greco, a facilidade de pagamento que o Pix proporcionou tem feito as pessoas usarem mais o cartão de débito, o que faz o dinheiro sair direto da conta corrente, que é onde o limite do cheque especial está disponível.

Apesar disso, a Confederação Nacional do Comércio continua afirmando que o cartão de crédito é o vilão dessa história, sendo utilizado por 87% dos devedores do país.

Aliás, em abril, quase 80% das famílias brasileiras não conseguiram pagar todas suas contas. Em fevereiro, o Brasil já acumulava 72 milhões de brasileiros com o nome no Serasa. Isso representa 1 em cada 3 pessoas.

E por falar em cartão de crédito…

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o movimento é exatamente o oposto: os americanos estão descobrindo a “magia” do parcelamento das compras.

Sim, parcelar compras no cartão de crédito é algo bem comum a nós, brasileiros, mas bastante raro no restante do mundo.

Acontece que, nos Estados Unidos, entre 2019 e 2021, essa prática teve um aumento de 1.000%.

O problema lá é que, ao contrário daqui, os bancos e as lojas parecem ainda não saber como lidar com a situação.

Os americanos têm sistemas reguladores que podem impedir novas compras, caso considerem que o volume das parcelas daquele cliente pode sair de controle. Só que, para agradar os clientes – e, claro, vender mais -, algumas lojas têm “maquiado” o valor das compras parceladas.

Ou seja, por enquanto, os bancos não têm certeza do tamanho da dívida que os americanos estão “cultivando”.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br