sábado, 19 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
28.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Pescadores e empresários protestam em Barra do Bugres contra Lei do Transporte Zero

Bloqueio em Cáceres durou 25 minutos.

Cerca de 50 manifestantes, incluindo pescadores e empresários, protestam na manhã desta sexta-feira (22) em Barra do Bugres contra a Lei do Transporte Zero, que proíbe, desde 1º de janeiro e pelo período de cinco anos, o transporte, comércio e armazenamento de peixes dos rios do estado de Mato Grosso estaduais.

Protesto acontece na MT-246 junto à ponte sobre o rio Paraguai é pacífico e é acompanhada pela Policia Militar.

O protesto, que acontece na MT-246 junto à ponte sobre o rio Paraguai, é pacífico e é acompanhada pela Policia Militar. Em conversação com a Colônia de pescadores Z10 e com os líderes da manifestação, a PM alertou que irá intervir caso ocorra bloqueio na rodovia, com a devida responsabilização dos autores.

Além de pescadores profissionais, participam do protesto empresários dos setores impactados pela Lei Transporte Zero, que são restaurantes e bares, lojas de artigos de pesca e outros.

No link abaixo, postagem do Plug News, site de notícias de Barra do Bugres, sobre a paralisação:

Leia mais:  Feira do Centro: Prefeitura apresenta estudo preliminar para a 1ª etapa de modernização

A Lei

A Lei Transporte Zero (12.197/2023) proíbe desde 1º de janeiro último, pelo período de cinco anos, o transporte, comércio e armazenamento de peixes dos rios estaduais. O objetivo é combater a pesca predatória nos rios do Estado e aumentar o estoque pesqueiro.

A legislação prevê que o Governo do Estado irá pagar a indenização mensal de um salário mínimo a pescadores profissionais e artesanais inscritos no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca) e no Registro Geral de Pesca (RGP). Os pescadores devem comprovar residência fixa em Mato Grosso e que já exerciam a pesca artesanal como profissão exclusiva e como meio de subsistência até a lei entrar em vigor.

O governo estadual vai, também, promover a inserção dos pescadores em programas de qualificação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo ecológico e pesqueiro, e de produção sustentável da aquicultura.

Conforme acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF) no início de fevereiro, a lei do Transporte Zero foi flexibilizada, autorizando a pesca de mais de 100 espécies de peixes nos rios de Mato Grosso, respeitando medidas e cotas previstas na lei.

Assim, fica proibido por cinco anos o transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes: Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré.A proposta do Governo de Mato Grosso para flexibilização da Lei do Transporte Zero foi aprovada pelos deputados da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (28), em segunda votação.

O projeto foi elaborado após acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF) no início de fevereiro, e autoriza a pesca de mais de 100 espécies de peixes nos rios de Mato Grosso, respeitando medidas e cotas previstas na lei.

Com as alterações, fica proibido, pelo período de cinco anos, o transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes, sendo elas: Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré.

(Fotos: Reprodução JPN)

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

FILMES – ‘Robô Selvagem’ confia na magia infantil com visão da maternidade

"Robô Selvagem", novo filme da Dreamworks, já impressiona nos...

Mato Grosso foi o estado com o etanol mais barato de todo o País

Dados da última análise do Índice de Preços Ticket...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35 Ariosto nega ter roubado...

BNDES oferece mais de R$ 9 bilhões em crédito a pequenos negócios

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...
Feito com muito 💜 por go7.com.br