sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Para 2023, eu desejo um "você" ainda melhor

O início de mais um ano vem aí, e a pergunta que mais se repete nas diversas esferas de nossas vidas é: o que temos pela frente?

A bem da verdade, cada ano que passa essa pergunta bate à nossa porta, sem ter uma resposta clara para ela. Categoricamente, sempre fazemos uma autoafirmação de que “o próximo ano será melhor!”.

E aí, na tentativa de transformarmos essa sentença em realidade, criamos a ambição de viver uma nova história, procurar novos postos de trabalho, conhecer novas pessoas, frequentar novos lugares, e assim por diante.

Não que isso esteja errado, mas mudar o mundo externo sem mudar a nós mesmos é o mesmo que pendurar uma maçã em uma laranjeira e esperar que, com o tempo, a maçã vire uma laranja.

A verdadeira mudança requer um plano que comece por nós mesmos, estruturando-nos a assumirmos uma direção.

Recomeçar é mais que somente superar o que deu errado por meio de uma mudança de ambiente ou uma troca de relacionamentos. Recomeçar é, antes, modificar, em si mesmo, o jeito, os trejeitos, a fala, a forma, a maneira; apostando na sua própria transformação como combustível de renovação do mundo.

A evolução é uma sequência de recomeços, e recomeçar requer um encadeamento de práticas e hábitos capazes de alterar a essência de si próprio. Eu chamo isso de Autoliderança!

Mudar o ambiente ao seu redor é excelente, mas como escrevo no meu livro – (Auto)liderança Antifrágil –, “toda e qualquer mudança só fará sentido se você se expuser a ela, abrir-se às novas circunstâncias para buscar, na verdade, uma transformação interna”, porque recomeçar nunca é “que mude”, “que seja”, “que vá”, mas sempre “serei”, “mudarei”, “irei”. De outra forma não é recomeço, é apenas troca de experiência. 

Entenda. De nada adianta trocar de empresa para recomeçar uma carreira se você não for sincero consigo mesmo sobre se realmente está fazendo o que quer, caso contrário qualquer lugar será ruim e estressante.

Não basta trocar de parceiro para recomeçar um relacionamento se você não for rever seu ciúme excessivo, sua forma hostil de tratar, sua falta de atenção (ou seja lá o que você precise adequar), do contrário todos os seus relacionamentos estarão fadados ao fracasso.

De nada adianta trocar o mundo à sua volta se você não transformar sua forma de encará-lo, sua forma de tratá-lo. E por isso, dessa vez eu não desejo um 2023 melhor para você. Eu desejo para 2023 um “você” ainda melhor!

Assuma o protagonismo por um verdadeiro recomeço em sua vida e jamais se esqueça de que a fórmula secreta para evoluir é sempre partir de si mesmo. Altere-se, alterne-se, transforme-se. Autolidere-se!

*Victor de Almeida Moreira é engenheiro de produção, 
com MBA em Engenharia de Custos, gestor de projetos da Mineração Rio do Norte (MRN) 
e autor do livro (Auto)liderança Antifrágil, publicado pela Editora Gente. 

 

 


Divulgação / Victor de Almeida Moreira
baixar em alta resolução

Divulgação / Victor de Almeida Moreira
baixar em alta resolução

 

    LC - Agência de Comunicação    MARIA CLARA MENEZES
Celular: (85) 98431-9204
Caixa Postal: 80.397
04046-973 São Paulo/SP
  
LC - Agência de Comunicação

 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br