Hoje em dia é comum ver as garrafas verdinhas espalhadas nas mesas dos bares ou até mesmo nas baladas, que são associadas primeiramente à marca Heineken. No entanto, se engana quem pensa que a holandesa é a cerveja mais consumida no Brasil mesmo ‘estando na moda’.
Um levantamento realizado pela Brazil Panels em parceria com a agência Conexão Vasques, ainda nas vésperas do verão, em novembro, apontou que os cervejeiros consomem mais uma marca brasileira. A pesquisa para atender o hábito de consumo da bebida dos brasileiros foi feita em todas as regiões do país e ouviu 1.715 pessoas.
O resultado mostrou que a Brahma é a cerveja mais consumida no Brasil, com 43,1% das respostas. A Heineken aparece logo em seguida sendo a preferência de 40,6%.
- Brahma (43,1%)
- Heineken (40,6%)
- Skol (36,6%)
- Amstel (33,2%)
- Budweiser (28,8%)
- Antarctica (27,6%)
- Itaipava (26,5%)
- Stella Artois (18%)
- Petra (16,7%)
- Original (16,4%)
No entanto, no recorte feito por idade, a Heineken ficou na liderança na faixa etária entre 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%). Enquanto a Brahma supera a marca holandesa em outras idades: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos.
A Heineken também teve a preferência dos cervejeiros do Nordeste e do Centro-Oeste, com 49,7% e 41% respectivamente. No Sudeste a liderança fica com a Brahma (48,1%), no Norte com a Skol (51,2%) e no Sul com a Amstel (37,2%).
Outro recorte do levantamento foi em relação as classes, tendo A e B como maior consumidoras da Heineken, a C bebe mais Brahma e as D e E optam mais por Brahma e Skol. Porém, 61,6% dos entrevistados apontaram que o sabor é o fator mais importante para escolher uma cerveja.
Nesse quesito também foi apontado preço por 17,1%, qualidade premium foi lembrada por 11,1%, tradição é o principal fator para 7% e a disponibilidade foi lembrada por 2,5% dos entrevistados.
Tiago Di Araújo
Editor de entretenimento do BNews, atua no site como repórter desde 2014, em diversas editorias. Com mais de uma década de jornalismo, já atuou em diferentes veículos de comunicação, a exemplo do portal iBahia, da rádio BaianaFM, e acumula experiência em assessoria de imprensa institucional, esportiva e de artistas.