A substância química metanol chegou a mídia recentemente após o estado de São Paulo registrar três mortes por intoxicação por metanol, substância líquida, inflamável e incolor que pode ter sido utilizada em bebidas adulteradas. Para não correr riscos e saber o que fazer se beber e sentir algo diferente, confira:
Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), o ministro da saúde Alexandre Padilha classificou os principais sinais e sintomas de intoxicação. Segundo Padilha, o primeiro sintoma a aparecer é uma forte dor, seguido de alterações na visão, e os sinais podem demorar até 24 horas para aparecer.
“Uma dor muito diferente, porque é uma dor em cólica. As pessoas, às vezes, quando fazem ingesta de bebida alcoólica sentem uma queimação, falam que estão com azia, aquela coisa da ressaca. Não é queimação, não é azia. Pode até ter isso também. Mas a dor em cólica é algo que chama muito a atenção nesses casos”.
Alexandre Padilha, ministro da saúde
Em segundo lugar, o ministro citou qualquer percepção de alteração visual. “O metanol vem pelo estômago, vai para o intestino, é absorvido para o fígado e, no fígado, é digerido e metabolizado. Saem dali substâncias como ácido fórmico e formaldeído, que são extremamente nocivas ao sistema nervoso central”.
Segundo o ministro, essas substâncias agridem o sistema nervoso central e afetam a visão, ao atingirem o nervo ótico. Os sinais e sintomas da intoxicação por metanol podem demorar até 24 horas para se manifestarem, e o tempo de reação depende do nível de hidratação e do consumo de alimentos por parte da pessoa afetada pela condição.
Metanol
Segundo o Ministério da Saúde, o metanol é altamente tóxico e pode levar à morte. Os principais sinais e sintomas devido à intoxicação por metanol são dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância.
Diante desses sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação diagnóstica e tratamento adequado. O profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.