sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mais uma turma da capacitação &#39O Controle Interno e as Controladorias Municipais&#39 finaliza curso nesta quarta

 

Um passo a passo sobre o processo de auditoria no contexto do setor público foi apresentado a controladores internos de 30 municípios durante a quarta etapa da capacitação “O Controle Interno e as Controladorias Municipais”. Realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) por meio da Escola Superior de Contas, o encontro teve início na segunda-feira (29) e foi encerrado nesta quarta-feira (31). 

O objetivo do curso, de acordo com o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, é contribuir para a evolução técnica dos controladores dos Poderes Executivo e Legislativo dos 141 municípios do estado. “Também queremos que eles entendam seus papéis dentro da administração, fazendo não só a fiscalização, mas contribuindo para uma gestão mais eficiente, dentro da regularidade da lei”, disse.   

Na ocasião, o conselheiro destacou que a qualificação faz parte de uma série de ações de orientação propostas pela gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. “Esta é uma das formas que temos de contribuir com a gestão pública, fazendo com que o tribunal, por meio de seus professores, leve conhecimento ao gestor e aos servidores que o auxiliam.”  

As aulas foram ministradas pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Roberto Souza, que apresentou um roteiro completo de auditoria, incluindo desde o planejamento individual até o monitoramento. Os exemplos práticos aplicados durante o curso serviram mostrar como esta forma de atuação pode assegurar mais eficácia na gestão dos recursos públicos.   

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

“Abordamos desde a fase de planejamento até a elaboração de matriz de riscos e controles, documentação de uma matriz de achados e produção de relatório de auditoria adequado, por exemplo. A metodologia considera muito a parte prática, disponibilizando muitos modelos de documentos para que o controlador chegue na sua realidade e consiga aplicar o que aprendeu”, explicou Kleberson.   

O controlador interno de Feliz Natal, Noé Reolon, comentou a importância da capacitação. “Assim fica mais fácil para aprendermos e desenvolvermos esse conhecimento no município, na prática”, disse. No mesmo sentido falou o controlador interno de Vera, Elson dos Santos. “Com isso a gente tem mais segurança para auxiliar o gestor a desenvolver um trabalho realmente eficaz.” 

Nesta quarta etapa foram disponibilizadas 50 vagas para servidores de Alto Taquari, Barra do Garças, Cláudia, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Jaciara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Poxoreu, Ribeirãozinho, Rio Branco, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tesouro, Torixoréu, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Mais uma turma da capacitação O Controle Interno e as Controladorias Municipais finaliza curso nesta quarta

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br