quarta-feira, 2 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
40.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Fotógrafo faz registros impressionantes da vida de onças no Pantanal

Guia turístico e fotógrafo, Fernando Buttura é apaixonado pela natureza desde criança e viu na roça a influência para seguir a vida selvagem

As onças-pintadas são símbolo do Pantanal mato-grossense, e são frequentemente flagradas. Seja sozinha, caçando jacarés e até com seus filhotes, ela reina absoluta. Esse foi o caso da onça Amber, gravada por Fernando Buttura, guia de vida selvagem há 12 anos e operador de turismo na América do Sul.

Ele faz registros impressionantes há anos, e a vivência com felinos, já rendeu relatos incríveis.

Segundo ele, está cada vez mais comum ver onças na região com filhotes. Desde 2020, com o isolamento social e a covid-19, em Porto Jofre no município de Poconé, a 104 km de Cuiabá, as onças são observadas com mais frequência.

“Depois da pandemia, com pouco barco e turista no rio, as onças ficaram confiantes suficientes para expor os filhotes, que antes era uma coisa rara. Portanto, desde 2020 temos visto com mais frequência esses animais”, explica Fernando Buttura.

A experiência do fotógrafo é tão vasta com a Amber, de aproximadamente 8 anos, que através das suas lentes, ele a registra desde o nascimento nas aparições que faz pelo Pantanal.

“Esse filhote tem aproximadamente 4 meses, e ela começou a mostrar ele recentemente. Existe o medo por parte do animal, porque ali é uma região repleta de onças e tem muito infanticídio, que é quando o macho mata o filhote”, contou.

No caso de Amber, ela perdeu um filhote no ano passado, que foi assassinado por um macho que rondava a região.

O amor à profissão

Guia turístico e fotógrafo, Fernando Buttura é apaixonado pela natureza desde criança e viu na roça a influência para seguir a vida selvagem.

guia turistico
Fernando Buttura, fotografo e guia no Pantanal. (Foto: Reprodução)

“Eu nasci numa cidade no interior do Paraná. Meu avô tinha uma chácara muito próxima da cidade e me levava aos finais de semana. Lá, tinha muito bicho e sempre gostei de natureza desde criança”.

Entre seus registros mais impressionantes, o fotógrafo cita o comportamento das onças caçando jacarés e capivaras mas, em especial, cita uma tentativa de infanticídio em que um macho tentou contra 2 filhotes de onça e a mãe conseguiu livrá-los lutando.

“Esses dois filhotes ainda estão vivos, com 3 anos. Ela conseguiu mantê-los vivos, e eu pude presenciar essa cena histórica”, finaliza.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br