A primeira-dama de Tangará da Serra, Silvana Ló Masson, elogiou o trabalho do deputado estadual Chico Guarnieri (PSDB) e destacou a atenção do parlamentar às pautas voltadas às mulheres. Há seis anos como primeira-dama e atuando de forma voluntária no Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, Silvana contou que Chico foi o primeiro deputado a procurá-la para perguntar, de forma direta, o que poderia fazer para ajudar a melhorar a vida das mulheres tangaraenses. A declaração foi feita durante uma caminhada na noite desta terça-feira (22), no Jardim dos Ipês, em Tangará da Serra.
“Em seis anos de primeira-dama em Tangará da Serra, eu sou voluntária no Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres e foi o primeiro deputado que chegou e falou assim: ‘Primeira-dama, o que a senhora precisa para melhorar a vida das mulheres tangaraenses?’”, contou Silvana.
Entre as ações lembradas pela primeira-dama está a Van Rosa, unidade adaptada para levar atendimento às mulheres das áreas urbana e rural de Tangará da Serra. O veículo funciona como um consultório multidisciplinar itinerante, com estrutura para atendimentos ligados à saúde física e também à atenção psicológica, além de rampa de acessibilidade.
A preocupação com as mulheres também aparece em outras frentes do mandato de Chico em Mato Grosso. Uma delas virou a Lei nº 13.195/2026, que ampliou a divulgação dos canais 180, 181, 190 e 197 em eventos esportivos e culturais, cinemas, teatros e outros espaços públicos e privados, facilitando o acesso aos números de denúncia em casos de violência doméstica, violência contra a mulher, abuso sexual e extorsão.
Outra proposta é o Projeto de Lei nº 1171/2025, que cria o Sistema Estadual de Monitoramento, Proteção e Atenção à Mulher e à Infância. A proposta busca criar uma rede de apoio para situações em que crianças, adolescentes e mães estejam em vulnerabilidade pelo descumprimento de obrigações alimentares, com comunicação aos órgãos de proteção para avaliação e atendimento de cada caso.
As iniciativas também chegam aos municípios. Chico pediu a implantação da Patrulha Maria da Penha em Barra do Bugres, voltada principalmente ao acompanhamento de mulheres com medidas protetivas.
Em Cuiabá, o parlamentar apresentou pedidos para reforçar o atendimento às mulheres vítimas de violência no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), tanto com o reforço das equipes técnicas quanto com a disponibilização de médica psiquiatra para atender essas mulheres.
A atuação também passa pela independência financeira e pela oportunidade de aprender uma profissão. Chico apresentou indicação ao Governo do Estado para a criação de cursos profissionalizantes voltados às mulheres nas unidades e programas da Seciteci. Em Araputanga, pediu recursos para cursos de corte e costura e confeitaria, com foco na geração de renda e no empreendedorismo feminino.
Na saúde, outra indicação solicita recursos para fortalecer a atenção básica à saúde da mulher em Comodoro. Já em Rio Branco, Chico pediu três veículos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, buscando melhorar o trabalho do CRAS e do CREAS, inclusive no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e de pessoas vítimas de violação de direitos.
Para Chico, cuidar das mulheres exige ações que vão desde o atendimento em saúde e a proteção contra a violência até a geração de renda e a garantia de autonomia.
“Defender as mulheres é garantir que elas tenham onde buscar ajuda, atendimento quando precisarem, segurança para viver e oportunidade para conquistar a própria independência. É uma pauta que precisa estar presente todos os dias e em todas as áreas do poder público”, reforçou o deputado.








