segunda-feira, 23 setembro 2024
- Publicidade -
28.7 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Conheça origem da fama de ‘azarada’ da sexta-feira 13 e proteção para a data

Considerado o “Dia do Azar” na cultura popular, a sexta-feira 13 é uma data cheia de mistérios e superstições. O enredo de terror é tema de filmes, séries e “brincadeiras” pelo mundo todo. Maurício Melo, bruxo, tarólogo e terapeuta holístico, explica a origem da fama da data e recomenda cuidados.

De acordo com o bruxo, o surgimento da data vem de acontecimentos históricos e lendas milenares, sendo uma delas em torno do cristianismo. Jesus, em sua última ceia, numa quinta-feira, reuniu-se com 12 discípulos, totalizando 13 pessoas, entre elas, o traidor Judas Iscariotes. Cristo morreu no dia seguinte, em uma sexta-feira.

“Além da explicação cristã sobre a morte de Cristo, também em 13 de outubro de 1307 os templários foram perseguidos e mortos”, explicou Maurício Melo.

Reprodução

Última ceia de Cristo

A fama de dia de azar se espalhou rapidamente e as “medidas de proteção também”. Evitar andar embaixo de escadas, quebrar espelhos e abrir guarda-chuvas dentro de casa são algumas ações a serem abolidas no dia 13.

Divulgação

Filme sexta-feira 13

Os cuidados especiais com os animais de estimação presos para o período também são recomendações do terapeuta para aqueles que acreditam na energia azarada da sexta.

“Recomendo cuidado extra a quem tem pets pretos nesse período. E para quem realmente acredita no poder da egrégora da sexta-feira 13, nada como carregar 13 cravos no bolso esquerdo ou rezar 13 Ave Marias antes do sol nascer”, orienta o bruxo.

Maurício também explica que o número 13 está relacionado às bruxas, magia, além de costumes pagãos, e nas palavras dele, é “pura ignorância” considerar os símbolos como “mau agouro”.

Reprodução/ Freepik

Gato preto com chapéu

“Espelhos eram caríssimos, por isso quebrá-los era tido como azar, pois um servo precisaria trabalhar por 7 anos para pagar o prejuízo. Passar por debaixo de escadas podia ser perigoso pelo risco de algo cair sobre a cabeça, já o gato preto, era tido como familiar das bruxas, um aliado poderoso, e, por isso, temido. Essa imagem maléfica construída em cima da data é resultado do medo e da ignorância”, explica o tarólogo.

Reprodução

Bruxo Maurício Melo

Confira lista de 15 filmes de terror para assistir nesta sexta-feira 13

Apesar da data já ser amplamente conhecida, foi por meio dos filmes que ganhou espaço na “cultura pop”. Um dos mais famosos se chama exatamente “Sexta-feira 13”, que traz a lenda de Jason Voorhees, um assassino monstruoso conhecido por usar uma máscara de hóquei no gelo e um facão como principal arma de ataque. O primeiro longa foi lançado em 1980 e já ganhou várias versões.

1 – Sexta-Feira 13 (1980)
2 – A Hora do Pesadelo (1984)
3 – Halloween (2018)
4 – Late Night with the Devil (2024)
5 – Hereditário (2018)
6 – Longlegs – Vínculo Mortal (2024)
7 – A Espinha do Diabo (2001)
8 – O Lamento (2016)
9 – A Casa na Floresta (2011)
10 – Babadook (2014)
11 – O Albergue (2005)
12 – O Exorcismo de Emily Rose (2005)
13 – Deixe Ela Entrar (2008)
14 – Ju-On – O Grito (2002)
15 – Jogos Mortais (2004)

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br