Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores estratégias que você pode utilizar para impulsionar seu engajamento no Instagram.
Por Que Engajamento é Importante?
Naturalmente, as postagens que geram engajamento são justamente aquelas que fazem o seu perfil tornar-se mais popular. O engajamento também sempre é visto com bons olhos pelo algoritmo do Instagram, que sempre acaba favorecendo os posts que geram engajamento, recomendando-os a diversos outros usuários na plataforma.
O engajamento é uma das principais prioridades de qualquer usuário que gere conteúdo para o Instagram, uma vez que é a chave para obter mais seguidores, visualizações, e quaisquer outros tipos de métricas importantes para o seu crescimento na rede.
Postar Conteúdo com Frequência
Uma das maneiras mais simples (e eficientes) de garantir engajamento para os seus posts é postar com frequência. Hoje em dia, ficar parado no Instagram é praticamente admitir sua derrota. Basta olhar para os grandes criadores de conteúdo com milhões de seguidores: eles fornecem conteúdo praticamente todos os dias.
Não é a coisa mais fácil do mundo de se adaptar, claro; mas faz uma baita diferença. O algoritmo do Instagram sempre acaba favorecendo os perfis que postam de maneira constante ao invés de esporádica.
Use CTAs nos Posts
Os CTAs podem ser trabalhados nos seguintes formatos em posts do Instagram:
● Chamadas para os comentários: É muito comum, ao fim de um post, que o criador chame o seguidor para emitir sua opinião sobre o assunto que foi retratado no post em questão. O usuário vai emitir sua opinião nos comentários do post, fornecendo engajamento.
● Lembrete para interações: Outra maneira comum de usar o CTA é lembrando seus seguidores, ao final da legenda, de curtirem e/ou comentarem o seu post. Pode ser um detalhe simples, mas acredite, pode fazer a diferença.
Conheça seu Público
Conhecer seu público é uma das maneiras mais eficientes (e simples) de impulsionar o impacto dos seus posts e gerar engajamento. Através da ferramenta Instagram Insights, é possível conferir diversos dados a respeito dos usuários que acompanham os seus posts.
Ao analisar esses dados, é possível identificar fatores importantes como sexo predominante, faixa etária, e interesses gerais do seu público. Utilizando esses dados ao seu favor, é possível identificar a “persona” do seu público e adaptar seu conteúdo para esse tipo de usuário, aumentando seu impacto com esse grupo específico.
Outro fator importante é entender qual é o melhor timing para suas postagens, ou seja, qual é o melhor horário para publicar seus posts. No Instagram Insights, também é possível conferir quando os usuários que acompanham seu perfil estão mais ativos.
Através dessas informações, você pode analisar qual seria o melhor horário para publicar seus posts e otimizar suas chances de gerar engajamento com as publicações.