O primeiro Cantinho Permanente de Amamentação de Barra do Bugres foi inaugurado no PSF Maria Célia Vieira durante o encerramento das ações do Agosto Dourado. O espaço foi criado para oferecer acolhimento, orientação e suporte às gestantes, mães no período pós-parto e mulheres que enfrentam dificuldades para amamentar.
Além de proporcionar um ambiente reservado e confortável, o cantinho funcionará permanentemente como ponto de apoio e escuta para as mães atendidas pela unidade.
Segundo a fisioterapeuta e orientadora de amamentação Márcia Gouveia, a proposta vai além de disponibilizar um local adequado para alimentar o bebê. 
“É um espaço para que a mãe se sinta acolhida e saiba que aqui será escutada. Inauguramos nesta primeira unidade sonhando que cada unidade possa ter seu cantinho permanente, porque agosto está terminando, mas os cuidados acontecem todos os dias”, afirmou.
A coordenadora da Atenção Básica, Aline Lima, explicou que o aleitamento materno recebe maior destaque durante o Agosto Dourado, mas as orientações são desenvolvidas durante todo o ano nas unidades de saúde.
“Trabalhamos o aleitamento materno, a nutrição do bebê e o vínculo entre mãe e filho durante o ano inteiro. Em agosto, reforçamos ainda mais a importância desse momento”, disse.
Durante a atividade, gestantes e mães receberam informações sobre amamentação e compartilharam experiências. A gestante Elaine Mariana destacou que o acompanhamento profissional pode ajudar as mulheres a enfrentarem esse período com mais segurança.
“Se eu tivesse recebido esse acolhimento antes, não teria enfrentado tantas dificuldades. Com os ensinamentos que estão passando agora, acredito que será melhor”, relatou.
A prefeita Azenilda Pereira acompanhou a inauguração e agradeceu aos profissionais envolvidos na criação do espaço. “Fico muito feliz por isso estar acontecendo no PSF Maria Célia Vieira. Quero agradecer e parabenizar toda a equipe”, declarou.

A expectativa é que o Cantinho Permanente de Amamentação continue atendendo as mães após o encerramento do Agosto Dourado e que a iniciativa seja ampliada futuramente para outras unidades de saúde do município.









