Na enquete da semana, o RepórterMT perguntou aos leitores se eles são a favor da manutenção das festividades de Carnaval diante do aumento no número de casos de covid-19 em Mato Grosso. Ao todo, mais de 2.200 leitores responderam à pergunta incluindo participações no site e no Instagram.
Para 2006 leitores, o equivalente a 91,1% dos ouvidos, o melhor a se fazer é cancelar o Carnaval para evitar a proliferação da doença.
Outros 142 internautas, ou 6,4% dos participantes, disseram que são a favor da manutenção dos festejos por entenderem que não fará diferença para o quadro geral em Mato Grosso.
A terceira alternativa recebeu o voto de 54 leitores, o equivalente a 2,4% dos participantes, que entendem que “tanto faz”.
A onda de aumento de casos de covid-19 coincide com a identificação, pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen), da subvariante JN 2.5, da Ômicron. Foi a primeira vez que essa subvariante foi detectada em Mato Grosso.
Até essa segunda-feira (5), conforme os números do Painel Covid, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), 71 pessoas estavam internadas e outras 19 haviam morrido. Além disso, o número de casos confirmados da doença em 2024 chegou aos 7.608.