quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
15.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

476 mil pessoas são donas do próprio negócio em Mato Grosso

 

Em Mato Grosso, 47 mil pessoas são donas do próprio negócio principalmente no setor de comércio e serviços, que concentra 36% dos cadastros, mas também é a principal atividade em outras unidades da federação. Já no ramo da construção civil, o Estado se destaca, sendo o segundo maior do País, 20%, atrás apenas de Tocantins (25%).

Esses números constam no Atlas dos Pequenos Negócios do Sebrae, edição 2022, que indica ainda que 30% dos pequenos proprietários são pessoas jovens, com idades entre 25 e 34 anos, 17% têm nível superior e 75% estão com mais de dois anos na atividade.

É o caso de Fabiano Batista da Silva, de 34 anos, que é formado em engenharia civil e, desde 2019, tem uma empresa no ramo da construção, que atua em todo o Estado. “A fase mais difícil foi no início da pandemia da covid-19, eram feitas poucas contratações. Mas depois estourou a procura pelas reformas”, conta

O engenheiro civil acredita que o ramo vai crescer ainda mais daqui para a frente. “Moradia e infraestrutura sempre vai ser uma necessidade”, comenta.

Números positivos

(Foto: Freepik)

Amanda Alves, analista de Inteligência de Mercado do Sebrae, avalia que os números são positivos e pontua que o crescimento da construção civil demonstra a retomada econômica do Estado.

“Ter esse setor aquecido demonstra que as pessoas voltaram a gastar com o 'não essencial', como alimentos”, explica.

Quanto aos pequenos negócios, a estimativa é que os números continuem a crescer. Por conta da pandemia, muitas pessoas buscaram uma forma de trabalhar para si, no chamado “empreendedorismo por necessidade”, por conta das necessidade de complementar a renda ou voltar ao mercado de trabalho.

A sobrevivência dos negócios também é outro ponto positivo que, segundo Alves, demonstra que as pessoas buscam preparo para abrir os seus negócios, ter o entendimento necessário para entrar nesse mundo.

“Temos ainda o acesso ao crédito que foi melhorado e isso também influencia nesse cenário positivo para os negócios”, complementa. “O Sebrae está aberto para apoiar os pequenos e potenciais empreendimentos”, reforça.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br