segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

VW Polo explode em vendas e prova que é o novo Gol

Depois de anos com números razoáveis de vendas, o VW Polo se tornou o principal produto da marca em 2023, seu primeiro ano como popular

VW Polo passou por uma mudança radical de posicionamento entre o fim de 2022 e começo de 2023. Com o Gol aposentado, coube ao hatch mais moderno assumir o posto de carro mais barato da marca alemã. Para isso, a linha foi simplificada e surgiu o Polo Track, mais despojado e com detalhes mais robustos.

Antes visto como um produto premium, e vendido como um mini-Golf no lançamento de sua geração atual, o Polo precisou ser simplificado para se tornar mais popular. E, aparentemente, a estratégia deu certo. Segundo os dados da Fenabrave, o hatch foi o carro de passeio mais vendido em 2023. No ranking geral, ele perdeu para a Fiat Strada, mas mesmo assim seu desempenho foi satisfatório.

Entre janeiro e dezembro de 2023, o Polo teve 111.242 unidades emplacadas. Em dezembro, foram quase 18 mil (17.999, para ser exato), o que fez dele o veículo mais vendido no último mês do ano, superando até mesmo a Strada.

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo Track [divulgação]

Como comparação, em 2022, o Polo teve apenas 8.193 unidades vendidas em todo o ano. Em dezembro de 2022, o hatch emplacou 2.887 unidades, o que ajudou a melhorar seu número no acumulado.

Tudo bem que o hatch estava em um período de entressafra em 2022, já que a versão reestilizada já tinha começado a ser produzida, enquanto o estoque do modelo anterior ainda estava disponível. Mesmo assim, é inegável a virada que o hatch deu, deixando de ser um mero coadjuvante na gama da Volkswagen para se tornar o modelo mais vendido da marca.

O curioso é que, originalmente, a ideia era fazer do Polo atual a nova geração do Gol – e do Virtus o novo Voyage. Entretanto, na hora de fechar a conta, a marca percebeu que o hatch seria mais caro que o modelo veterano, e optou por lançá-lo como Polo mesmo.

Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]

Nas últimas décadas, a VW tentou por diversas vezes achar um sucessor para o Gol. O Fox foi uma tentativa de criar um hatch mais moderno e alinhado com as tendências dos anos 2000, mas acabou sendo lançado acima do Gol, sem tirá-lo de linha. O Polo de quarta geração, aquele dos faróis redondos, também chegou a ser cotado como um eventual sucessor do hatch veterano, só que seu projeto moderno na época era caro demais, a ponto dele custar quase o mesmo que as versões de entrada do Golf.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br