quarta-feira, 17 abril 2024
- Publicidade -
22.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Toda a versatilidade da cenoura

A cenoura está longe de ser apenas um legume bonito e gostoso. É fonte de nutrientes, muita cor em qualquer preparo, sabor e versatilidade. Pode virar suco, ser usada em saladas (crua ou cozida), entra como ingrediente principal em sopas e veloutés, em bolos, snacks ou suflês, sem falar que é imprescindível no preparo de um bom e nutritivo caldo. Fica uma delícia assada, tem na versão cenoura aperitivo, raladinha no sanduíche natural ou como a estrela de uma sopa ultra cremosa.

Os componentes da cenoura são carotenóides, potássio, fibras benefícios para a saúde. Favorece a digestão, visto que seu consumo aumenta a quantidade de saliva. Ajuda a prevenir úlceras gástricas e outros problemas digestivos. Por ser fonte de um poderoso antioxidante chamado betacaroteno, também dá aquela forcinha para manter a saúde da pele, ajudando
na prevenção dos danos causados pela ação dos raios UV. O betacaroteno também traz benefícios para o cabelo, unhas e
olhos, visto que contribui para a renovação celular.

A vitamina A presente na cenoura é importantíssima para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de possuir uma ação antioxidante cuidando do corpo de dentro pra fora.

Seus nutrientes com ação antioxidante atuam contra os radicais livres, evitando os processos degenerativos como o envelhecimento precoce e diversas doenças.

Ao contrário do que muita gente pensa, os carotenóides responsáveis pela cor alaranjada da cenoura também ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Os betacarotenos também ajudam a evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, inibindo o processo de oxidação
do colesterol ruim (LDL).

Por conta do seu poder antioxidante, a cenoura pode ajudar a melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência ligados à idade.

Não bastassem todos os pontos positivos, a cenoura é um alimento saboroso e que permite inúmeras preparações. Desde
uma simples salada a pratos mais elaborados.

Reproduzimos hoje duas receitas de bolo em que a cenoura ganha destaque todo especial.

Carrot Cake
Ingredientes
Cobertura
3 potes de iogurte integral sem açúcar (170g
cada pote, cerca de 2 xícaras)
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
extrato de baunilha a gosto
Bolo
2 cenouras (cerca de 240g ou 1 « xícara (chá)
descascada e ralada)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 de xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de nozes (cerca de 60 g)
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 pitada de cravo em pó
noz-moscada ralada na hora a gosto
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
a fôrma
nozes picadas e tostadas a gosto para servir

Modo de preparo
Cobertura
Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela (se preferir, utilize dois coadores de papel para café cortados ao meio).

Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar por 24 horas – o iogurte vai liberar o soro e ficar com a consistência bem firme.

Assim que estiver firme, coloque o iogurte numa tigela e misture com açúcar e o extrato de baunilha. Deixe na geladeira até a hora de servir o bolo.

Bolo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Polvilhe com farinha de trigo e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha e reserve.

Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Pique fino as nozes. Sobre uma tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó. Junte a noz-moscada, a canela, o gengibre, e o cravo em pó. Acrescente as nozes picadas
e misture bem.

Quebre os ovos, um de cada vez, e transfira para uma tigela grande – se um estiver estragado, você não perde toda a receita. Adicione o açúcar mascavo e, com um batedor de arame, misture bem até formar bolhas.

Junte o óleo e mexa bem para misturar. Acrescente a cenoura e misture bem com uma espátula. Adicione aos poucos a mistura de ingredientes secos, mexendo delicadamente com a espátula para incorporar.

Transfira a massa para a fôrma untada e bata levemente contra a bancada para nivelar. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos.

Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está pronto; caso contrário, deixe por mais alguns minutos.

Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de servir com a cobertura de iogurte e nozes picadas a gosto.

Bolo com chocolate
Ingredientes
Massa
óleo
1/2 xícara (chá) de óleo
cenoura
3 cenouras médias raladas
ovo
4 ovos
açúcar
2 xícaras (chá) de açúcar
farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
fermento em pó químico
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
manteiga
1 colher (sopa) de manteiga
chocolate em pó
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
açúcar
1 xícara (chá) de açúcar
leite
1 xícara (chá) de leite
Modo de preparo

Massa
Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture. Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos. Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente. Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher. Asse em um forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos.

Cobertura
Despeje em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó, o açúcar e o leite, depois misture. Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeje a calda por cima do bolo.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br