quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
13.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Receita Federal passará a fiscalizar o PIX a partir de 2023

 

A partir de 2023 as movimentações financeiras (recebimentos e pagamentos) via Pix, realizadas pelas empresas no período de janeiro de 2022 em diante, serão repassadas pelas instituições financeiras, para o fisco municipal, estadual e federal.  

Em entrevista ao podcast Rico com Camila do Repórter MT, o contador Sidinei Amorim falou sobre as mudanças na legislação e fez uma alerta aos empresários.  

“Se você empresário efetuou operações de comercializações, prestação de serviço e não emitiu o documento fiscal pode sim vir a sofrer um cruzamento de informação e ser obrigado a esclarecer porque que você emitiu R$ 100 mil de nota e passou R$ 500 mil na sua conta.”  

Ainda de acordo com o contador o foco não é a cobrança da operação via PIX mas sim as operações mercantis realizadas sem documento fiscal. E nesse sentido Sidinei Amorim chamou a atenção dos empresários sobre a importância da regularidade tributária e principalmente a emissão de nota fiscal. Principalmente hoje em dia que a contabilidade está praticamente online e toda movimentação realizada por empresas é enviada para a Receita Federal.

“O crescimento da tecnologia tem facilitado as fiscalizações é esse cruzamento de dados por parte das legislações tributárias das fiscalizações. Então um bom planejamento vai evitar que o valor que você deveria ter repassado para ao teu cliente venha no futuro com multa, juro, penalidade e aí inviabilizar o seu negócio”, concluiu ele.

Assista a entrevista na íntegra:

 
- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

«Tomai, isto é o meu corpo. este é o meu sangue»

Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo (B)Evangelho Mc 14,12-16.22-26No...

Rúcula Cremosa com Queijo de Cabra e Damasco

Uma entrada sofisticada e saborosa, perfeita para um jantar...

Corpus Christi

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira e é...
Feito com muito 💜 por go7.com.br