sábado, 19 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
23.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

As memórias afetivas contidas nos cadernos de receitas

As receitas de família são um legado de valor incomensurável. Muitas delas são guardadas na memória e ou em registrados bastante pessoais, os famosos cadernos de receitas, que passam de uma geração a outra, como verdadeiros tesouros afetivos.

A memória gustativa nos transporta de volta a momentos, lugares e emoções específicos. É essa rica conexão entre comida e memória que as pesquisadoras Rosa Belluzzo e Betty Loeb Greiber exploram em Cadernos de receitas: memórias afetivas, lançamento da Editora Unesp. O livro, fruto de sensíveis entrevistas com guardiões de cadernos de receitas, apresenta um mosaico de histórias que ilustram a diversidade da mesa brasileira, resgatando receitas honradas pelo tempo e sentimentos intergeracionais.

Assessoria

Gastronomia, receitas

Os cadernos de receitas, com suas páginas amareladas e notas escritas à mão, são mais do que simples manuscritos culinários. São testemunhos de momentos, celebrações e tradições que marcaram a vida de muitas famílias, registra Rosa Belluzzo, na introdução. Ao nos debruçarmos sobre eles e entrevistar aqueles que os guardam com carinho, não apenas descobrimos tradições culinárias, mas também vislumbramos a tapeçaria da cultura brasileira moldada por inúmeras influências imigrantes.

As páginas do livro revelam não só receitas, mas também as evoluções de gostos, técnicas e utensílios ao longo do tempo, destacando a dimensão antropológica da alimentação.

Os guardiões dessas relíquias familiares relembram as histórias de família através do fio condutor das receitas contidas nos cadernos.

O mosaico de tradições que reunimos reflete a diversidade das histórias dos nossos entrevistados. Através de seus relatos, o leitor terá um vislumbre da riqueza cultural trazida ao Brasil por imigrantes, observa Loeb.

Ao longo das quase 200 páginas vão se desenrolando histórias de vida de inúmeras famílias de imigrantes e o vínculo delas com a gastronomia.

Gastronomia, receitas

Sobre as autoras

Rosa Belluzzo é autora de vasta produção na área de história da alimentação. Seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, pela Editora Unesp, São Paulo: memória e sabor (Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Machado de Assis: Relíquias culinárias (1´ lugar no Prêmio Jabuti 2011); Arte da Cozinha Brasileira (com Leonardo Arroyo, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia); e Mil e uma noites, mil e uma iguarias (2019).

Betty Loeb Greiber, por sua vez, graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi ceramista destacada pelo desenho moderno de suas peças. Seguindo a tradição familiar, dedicou-se também à joalheria. Paralelamente, desenvolvia atividades de pesquisas ligadas à história oral.

Assessoria

Gastronomia, receitas

Ficha técnica

Título: Cadernos de receitas: memórias afetivas

Autoras: Rosa Belluzzo, Betty Loeb Greiber

Número de páginas: 192

Formato: 23 x 25 cm

Preço: R$ 114

ISBN: 978-65-5711-157-4

 

RECEITA

Torta sacher vienense

Ingredientes

Massa

4 colheres (sopa) de manteiga

250 g de chocolate meio amargo

6 ovos com as gemas separadas

1 xícara (chá) de açúcar

1 pitada de sal

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

Manteiga para untar a forma

Farinha de trigo para polvilhar a forma

Assessoria

Gastronomia, receitas

Entremeio

8 colheres (sopa) de geleia de damasco

2 colheres (sopa) de cointreau

Glacê

150 g de chocolate meio amargo (tablete)

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Massa

Derreter a manteiga e o chocolate em banho-maria, mexendo até dissolver. À parte, bater bem as gemas com o açúcar e o sal. Acrescentar o chocolate derretido e continuar batendo.

Peneirar a farinha de trigo e juntar a mistura de gema e chocolates. Acrescentar o fermento e, com uma colher de pau, misturar bem.

Bater as claras em neve e incorporar delicadamente à massa.

Despejar em uma forma redonda (de 26 cm de

diâmetro) untada e enfarinhada. Assar por cerca de 50 minutos em forno preaquecido a 200ºC. Desenformar assim que esfriar.

Entremeio

Levar a geleia ao fogo para derreter. Acrescentar o cointreau e misturar bem. Com a geleia ainda quente, cobrir a torta.

Glacê

Misturar o chocolate, o açúcar e a água e levar ao fogo baixo, em banho-maria, mexendo até derreter o chocolate.

Retirar do fogo e colocar a panela sobre uma superfície fria.

Com o glacê ainda quente, espalhar com uma espátula sobre a geleia e a lateral da torta.

Deixar secar e servir.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Fim de semana tem risco de temporais para todo o Estado

Após meses de calor excessivo e ar seco, as chuvas...

Cantora travesti faz dança erótica em universidade federal; veja vídeo

Tertuliana Lustosa, cantora e compositora da banda “A Travestis”,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br