O Brasil é conhecido mundialmente pela riqueza de suas frutas exóticas e, recentemente, três de suas frutas nativas conquistaram posições de destaque no ranking internacional de melhores frutas do mundo.
O reconhecimento do ranking, promovido pelo site TasteAtlas, reforça a riqueza da diversidade e sabor da flora brasileira.
Frutas brasileiras aparecem bem posicionadas
Para a surpresa e orgulho nacional, a jabuticaba, fruta originária da Mata Atlântica brasileira, figura como a 2ª melhor fruta do mundo, de acordo com a classificação do TasteAtlas.
O resultado superou frutas populares a nível mundial como morango, pêssego e cereja, e obteve impressionante avaliação de 4.7 estrelas de 5. Apenas o mangostim, fruta de origem asiática, superou a jabuticaba na classificação.
O açaí, apreciado não somente no Brasil como em diversas partes do mundo por seus diversos benefícios à saúde, conquistou a 7ª posição na lista, com classificação de 4.5.
Enquanto isso, o guaraná, conhecido pelo seu uso em bebidas energéticas, ocupa a 41ª posição, com 4.2 estrelas.
Como o TasteAtlas compila as frutas?
Diferentemente de outras plataformas, o TasteAtlas baseia suas classificações nas avaliações fornecidas pelos próprios usuários do site.
Desse modo, os usuários podem votar numa variedade de pratos típicos de todo o mundo, atribuindo notas de 0.5 a 5 para cada um. Para compilar seus rankings, o site faz uma média das notas recebidas por cada prato.
A lista, atualizada no final de 2023, permite comparar pratos diferentes que utilizam os mesmos ingredientes ou técnicas de preparo.
Ao figurarem tão bem posicionadas no ranking do TasteAtlas, as frutas brasileiras reafirmam a importância da biodiversidade e das riquezas naturais do país.
Abaixo, veja o top 10 das melhores frutas do mundo
- Mangostão (Indonésia)
- Jabuticaba (Brasil)
- Deglet Nour (tâmara da Tunísia)
- Rodakina Naoussas (um tipo de pêssego da Grécia)
- Morango Cassubiano (Polônia)
- Wiśnia Nadwiślanka (um tipo de cereja da Polônia)
- Açaí (Brasil)
- Lúcuma (Peru)
- Limão de Sorrento (Itália)
- Tangerina de Quios (Grécia)
41. Guaraná