segunda-feira, 7 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
42.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Brasil supera a Argentina e conquista o hexa na Copa do Mundo de Futsal

Rivais históricos decidiram o título do torneio pela primeira vez neste domingo (6), no Uzbequistão

O grito de campeão ficou preso na garganta dos jogadores da seleção brasileira de futsal até o derradeiro segundo do confronto com a Argentina, neste domingo (6), no Uzbequistão, sede da edição 2024 da Copa do Mundo da modalidade.

Antes de o cronômetro zerar, os argentinos reclamaram de um toque de mão na bola e pediram a revisão no vídeo, mas a arbitragem não atendeu ao pleito que poderia resultar em um tiro livre direto já com placar em 2 a 1 para os brasileiros. Não faria justiça ao que foi a decisão do campeonato.

Embora emocionante até o fim, sobretudo quando os argentinos passaram a jogar com um goleiro-linha, a final do Mundial teve um domínio dos brasileiros, que ampliaram a sua força como maior potência das quadras. Naquela que foi uma final inédita, a equipe canarinho chegou o hexacampeonato mundial.

Na quadra da Humo Arena, no Uzbequistão, a formação comandada por Marquinhos Xavier fez 2 a 1, com gols de Ferrão e Rafa Santos, ambos no primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro-linha Rosa descontou.

Desde que a competição foi reformulada pela Fifa, em 1989, o Brasil se tornou o maior vencedor. Além de vencer a primeira edição, também ganhou três anos depois, em 1992, em 1996, em 2008 e, sua conquista mais recente havia sido em 2012, portanto, há 12 anos.

Apenas outros quatro países também levaram o título: Espanha (2000 e 2004), Argentina (2016) e Portugal (2021). Nas disputas mais recentes, os argentinos foram finalistas três vezes. Venceram a Rússia, há oito anos e perderam para os portugueses em 2021. Já o Brasil não chegava à decisão desde que foi campeão pela última vez, na Tailândia, onde derrotou os espanhóis na final, ainda com Falcão em quadra.

Cinco vezes campeã mundial no futebol, a seleção brasileira alcançou seu segundo hexacampeonato em uma das variações do esporte mais popular do mundo. Em fevereiro, o Brasil também chegou ao sexto título no futebol de areia, após vencer a Itália na decisão, por 6 a 4.

Em breve, a equipe canarinho também poderá brigar por medalhas nas duas modalidades, já que a Fifa fez uma solicitação ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para incluir o futsal e o futebol areia no programa das Olimpíadas, defendendo um pleito antigo dos fãs das modalidades em que o Brasil também brilha.

A mais recente campanha vitoriosa, no Uzbequistão, coroa uma trajetória incontestável. A equipe ganhou as seis partidas que fez até a decisão, com 38 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Mesmo assim, vencer a Argentina não seria tarefa fácil, já que o time albiceleste também mostrou força ao longo do campeonato, chegando invicto à final, com 29 gols marcados e dez sofridos.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Sem mudança, gasto adicional com Fundeb será de R$ 21,7 bi

Pelas regras atuais, o governo terá de gastar mais...

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias...

Conheça os prefeitos eleitos nos municípios de MT

Mato Grosso já tem definido o quadro de 141...

Descubra os alimentos afrodisíacos mais eficazes para o desempenho sexual

Conforme explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e...
Feito com muito 💜 por go7.com.br