Peru, maionese, panetone, sobremesas, bebida alcoólica, e a lista pode seguir com mais uma dezena de itens. As festas de final de ano costumam vir acompanhadas de exageros, mesmo para as pessoas que seguem uma alimentação saudável no dia a dia. Isso faz com que, após as festas de final de ano, aumente a procura por dietas milagrosas para aliviar o peso e a consciência.
A endocrinologista Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aiserngart, explica que, muitas vezes, a dieta saudável fica esquecida durante os dois feriados e o organismo sofre as consequências pelo excesso de gordura. “Com as inúmeras festas e happy hours do período, acabamos consumindo mais alimentos calóricos e processados, o que pode causar sobrepeso e sobrecarga em alguns órgãos, como fígado e rins, por exemplo. Se exagerou, precisa voltar à dieta saudável, consumindo alimentos que ajudem na desintoxicação e ficar longe das dietas da moda”, orienta.
A especialista explica que o indicado após a época de festas é iniciar o processo de desintoxicação com a retomada de uma alimentação saudável. Por isso, separamos seis dicas para ajudar a começar o ano com o pé direito e uma alimentação mais equilibrada:
1- Líquidos
Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia. Inclua também chás e sucos na alimentação.
2 – Novos sabores
Temperos como alecrim, cúrcuma e gengibre devem integrar as suas receitas.
Estes alimentos são ricos em nutrientes, líquidos e fibras. As frutas cítricas, por exemplo, possuem substâncias antioxidantes e vitamina C.
Alimentos integrais como aveia, arroz integral, linhaça, pães e grãos auxiliam na limpeza e regulação do intestino.
5 – Carnes magras
Prefira peixes e peito de frango. O ideal é que sejam assados, cozidos ou grelhados.
6 – Exercícios físicos
A prática de atividades físicas libera as toxinas armazenadas no organismo e acelera o metabolismo e traz benefícios para saúde do coração.
*com divulgação