segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
22 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

TERCEIRA IDADE: COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA NESTA FASE

 

Sabemos que é preciso se cuidar bem durante a vida inteira, mas, a partir da terceira idade é ainda mais importante manter uma alimentação balanceada. Isso porque, a partir dos 60 anos – quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o indivíduo é idoso – e quanto mais o tempo passa, o organismo necessita de uma rotina saudável e uma dieta equilibrada para continuar funcionando bem.

Na terceira idade, em geral, o metabolismo fica mais lento e, de forma geral, é importante prestar mais atenção à alimentação. Uma pessoa nessa fase da vida precisa, por exemplo, de mais alimentos ricos em cálcio para fortalecer os ossos. Ademais Além disso, é preciso ficar atento aos alimentos que tendem a ser consumidos em menor quantidade nessa idade, como  frutas, legumes e verduras, que são ricos em fibras (veja onde encontrar boas fontes de fibras aqui), vitaminas e minerais. E a um bom aporte de proteínas (encontradas principalmente em carnes, frango, peixes, ovos e leguminosas.) para reforçar a musculatura, já que, com a idade, a perda de músculos é uma realidade.

Ainda nessa fase da vida, algumas pessoas podem ter maior dificuldade de mastigação e deglutição, por isso, priorizar alimentos mais macios e de fácil ingestão pode ser uma boa.

De olho no prato

Não tem mistério. Investir em uma alimentação balanceada deve fazer parte da rotina desde a infância. Mas na terceira idade a alimentação equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida, com mais saúde e bem-estar!

Então, para ter – e manter – uma alimentação balanceada na terceira idade é importante planejar bem as refeições diárias para que elas sempre tenham um bom mix que contemple todos os grupos alimentares necessários ao nosso corpo: cereais e tubérculos (arroz, batata, massas, cereais…), carnes (bovina, suína, frango, peixes) e ovos, leguminosas e oleaginosas (feijão, lentilha, soja, grão-de-bico, castanhas…), leite e derivados, verduras e legumes, frutas e óleos e gorduras.

É importante lembrar que vale fazer diferentes combinações para variar as refeições no dia a dia (e assim, não cair em uma rotina que desanime o apetite), e comer moderadamente, o suficiente para ficar satisfeito. Outro ponto para prestar atenção é sempre acrescentar legumes e verduras às receitas, já que eles tornam o prato mais nutritivo – com a adição de fibras, vitaminas e minerais – e garantem o consumo desses alimentos.

Também é bom evitar excessos em relação ao sal, açúcar e às gorduras pouco saudáveis, como as frituras. Por fim, tão importante quanto prestar atenção ao que se come é cuidar da hidratação. Na terceira idade, a desidratação ocorre de forma mais rápida, então, é preciso criar uma rotina para lembrar de ingerir água no dia a dia.

Receitas para uma alimentação balanceada na terceira idade

Para deixar a rotina na cozinha mais apetitosa e incluir pratos que garantam uma alimentação balanceada na terceira idade, oferecemos algumas ideias de receitas. Elas são desenvolvidas, testadas e aprovadas pelo nosso time de especialistas – tudo para que você tenha segurança de que elas vão dar certo, usando ingredientes de qualidade, e ainda vão ficar uma delícia! Preparada para experimentar?

receita da salada de legumesSalada de Legumesestá em dúvida de qual vegetal preparar para a refeição? Então escolha vários e monte uma bela salada! Ela se encaixa perfeitamente no cardápio mais equilibrado para a terceira idade. Esta leva cenoura, chuchu, beterraba, brócolis… Além da variedade de nutrientes pela diversidade de vegetais, eles são cozidos, o que facilita a mastigação e a deglutição e, consequentemente, a aceitação – e é muito saborosa. O segredo para deixá-la ainda mais gostosa está no molho. Preparado com Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, que dá um sabor todo especial, e ainda leva Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® e SATIS!® Molho Shoyu Suave.

Torta de Arroz com Atum: esta receita é perfeita para reaproveitar sobras de arroz cozido e também folhas, talos e ramas de cenoura. A receita fica deliciosa com AJI-SAL®, que salga e realça o sabor dos alimentos. Saborosa e nutritiva, a torta é fácil de preparar e pode ser servida numa refeição ou no lanche, uma ótima opção para incluir na alimentação balanceada para a terceira idade.

Peixe com Quiabo e Abóbora Japonesa: peixe é uma carne magra e saudável, ideal para quem deseja uma alimentação mais balanceada. Aqui, ele ainda é cozido junto com dois legumes, o que acrescenta ainda mais nutrientes ao prato. A combinação de peixe, quiabo e abóbora ganha um sabor especial com Tempero SAZÓN® Sabores do Nordeste que vale muito a pena experimentar!

Carne Moída Refogada com Trigo de Quibe: esta receita de carne moída refogada bem diferente leva trigo para quibe e escarola. Se fica boa? Fica ótima! Além de a textura ser deliciosa, o trigo ainda deixa a receita mais nutritiva. E o acréscimo da verdura torna o prato ainda melhor, com mais fibras, para quem busca uma alimentação balanceada na terceira idade. Destaque para o Tempero SAZÓN® Vermelho, que dá um toque especial à carne.

Arroz Integral com Carne Moída e Repolho: sabe aquela receita de uma panela só que fica uma delícia e resolve o seu almoço (ou jantar)? Nesta você junta os ingredientes e prepara de jeito bem descomplicado. O truque para dar um sabor especial é utilizar Tempero SAZÓN® Toque de Alho. E o melhor: num só prato, você tem arroz, carne e vegetal, excelente para uma alimentação equilibrada.

Viu como é simples preparar delícias para encaixá-las em uma rotina de alimentação balanceada para a terceira idade? E para deixar tudo mais gostoso e aproveitar a qualidade de Ajinomoto nas receitas, acesse a nossa loja online e veja os kits e condições especiais. Bom apetite!

Izabel Alves-Especialista em Alimentos

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veículo adulterado e com registro de furto é recuperado pela PM em Arenápolis 

A Polícia Militar recuperou um veículo nesta ultima sexta-feira,...

Jogos hoje (23/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br