domingo, 26 maio 2024
- Publicidade -
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Raça de gato peludo: conheça 5 desses fofinhos!

 
 
 
 
 
 

Que a maioria dos gatos tem pelos todo mundo sabe. Porém, alguns se destacam nesse aspecto, e há bem mais de uma raça de gato peludo por aí. Sucesso absoluto entre muitos tutores, eles são elegantes e encantadores. Afinal, o charme deles vem da pelagem bem vistosa.

gato peludo com sua tutora

Contudo, pets com pelagem longa necessitam de cuidados especiais. Sem o tratamento diferenciado, esses gatos ficam mais propensos a doenças — causadas por carrapatos e pulgas, por exemplo —, alergias e irritações na pele.

Sendo assim, a seguir, vamos apresentar cinco raças de gato peludo para você se apaixonar. Além disso, vamos explicar a melhor forma de tratar os pets, para manter a pelagem deles linda e a saúde em dia.

Persa

 

O gato Persa é muito popular entre os fãs de peludos. A bela pelagem comprida desse bichano traz tanto um ar de elegância quanto uma personalidade muito fofinha e simpática.

Como o próprio nome indica, a raça é originária da antiga Pérsia, no atual Irã. Os pelos costumam aparecer em cores sólidas, como branco, caramelo ou preto. Há também espécies bicolores e malhadas, com os olhos grandes e as orelhas pequenas. Essas características tornam o Persa uma raça de gato peludo querida.

Além da linda pelagem, o Persa é famoso pelo focinho achatado, que lhe dá um ar irresistível. Porém, essa característica apareceu na raça de gato depois de uma anomalia genética. Por isso, eles podem ter problemas na respiração e dificuldades na hora de comer.gato persa

Maine Coon

Maine Coon pode ser um bichano desconhecido para muitas pessoas. Entretanto, essa raça está ganhando cada vez mais espaço nos corações dos tutores. Conhecido como “gato gigante”, esse belo pet pode chegar a pesar até 10 kg e medir até 1 m.

De maneira geral, esses gatos são simpáticos e brincalhões, e se dão bem com todos. Devido ao tamanho avantajado, essa raça de gato peludo demanda um pouco mais de espaço.

O nome da raça vem justamente da origem dela: o estado do Maine, nos Estados Unidos. Esse gato possui uma pelagem bem espessa e charmosa, característica típica do Maine Coon. Em alguns bichanos, os pelos do pescoço ficam parecidos com uma juba de leão.

Sagrado da Birmânia

Devido à origem ainda desconhecida, o Sagrado da Birmânia é um gato misterioso com características únicas. Algumas pesquisas identificaram que ele era cultuado em templos budistas na antiga Birmânia, atual Myanmar.

Esse é um gato peludo que costuma aparecer na coloração preta e branca, com as extremidades escuras e os olhos claros. Em geral, ele é brincalhão e amigável, perfeito para lares animados. Além disso, esse bichano prefere ficar no chão e não costuma escalar móveis ou muros.

Essa raça de gato peludo tende a engordar mais facilmente. Por isso, os tutores devem controlar a quantidade correta de ração e não deixar que comam mais que o necessário. Dessa forma, sempre consulte um veterinário para indicar a dieta correta.

Angorá

Outra raça muito popular, o Angorá conquista todos com a aparência. Ele é originário da Turquia, mas se popularizou por toda a Europa no século XVI. O belo pelo dele pode aparecer em diversas cores, principalmente caramelo e branco (em geral, o animal com essa coloração tem olhos azuis).

A bela cauda felpuda é a característica mais marcante dele. Essa é uma raça de gato peludo sociável e enérgica, que adora brincadeiras e se dá bem com toda a família. Além disso, ele adora água, e é comum vê-lo brincando em poças e banheiras.

Ragdoll

Ragdoll vem ganhando popularidade no Brasil graças à beleza e à personalidade. A origem dessa raça é recente: foi criada na década de 1960, sendo um cruzamento de Angorá e Sagrado da Birmânia. Outras características desse pet são o porte avantajado e a pelagem felpuda.

O nome significa “boneca de pano” e revela o comportamento extremamente dócil desse pet. Ele é muito fiel e carinhoso, e costuma seguir o tutor por onde ele for. Se gosta de acariciar e mimar gatos, o Ragdoll vai se dar muito bem com você!

Cuidados com gato peludo

Se você tem um gato peludo ou está pensando em ter um desses bichanos em sua vida, saiba que existem alguns cuidados a tomar. Para afastar doenças e possíveis irritações, é importante manter a pelagem dos animais muito bem tratada. Confira algumas dicas:

  • escovação diária: esse processo vai retirar os pelos mortos e outras impurezas, garantindo uma ótima aparência e muita saúde;
  • ração premium: uma ração de qualidade vai fornecer a nutrição necessária para manter os pelos fortes e brilhantes;
  • visita ao pet shop: gatos peludos necessitam de visitas regulares a pet shops e serviços especializados. Pessoas qualificadas saberão lidar com as necessidades do animal, utilizando produtos especiais para isso;
  • tosa: alguns gatos necessitam de tosas periódicas, que devem sempre ser realizadas por profissionais.gato branco peludo

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (26/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

MPF investiga irregularidade na exploração de diamantes em MT por empresa de ucranianos

O procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou...

Desastres afetam 6,1 milhões de pessoas em 10 anos no Estado

Mais de 6,1 milhões de mato-grossense já foram afetados...
Feito com muito 💜 por go7.com.br