Ao longo dos anos, os prêmios vencidos pela Heineken foram adicionados ao rótulo: uma medalha de ouro em 1875, o “Diplome d’Honneur” em Amsterdã em 1883, seguido pelo “Grand Prix” em Paris em 1889.
Na década de 1930, um rótulo retangular diferente com uma grande estrela vermelha foi lançado no mercado holandês. Foi quando a estrela vermelha apareceu pela primeira vez no rótulo. A estrela vermelha também foi adicionada ao rótulo de exportação, que permaneceu oval e verde com a barra preta.
Mas seria a Heineken uma cerveja comunista?
Após a 2º Guerra Mundial, em 1951, a estrela vermelha (símbolo associada ao comunismo russo) mudou de vermelha para branca com apenas uma pequena borda vermelha em muitos dos países consumidores.
Ao longo dos anos, a borda vermelha da estrela de todos os rótulos de exportação gradualmente se tornou mais proeminente, até 1991, quando ficou completamente vermelha novamente.
Beer Map – Um mapa para conhecer os estilos de cerveja
Em 1954, a Heineken decidiu lançar o típico rótulo oval verde de exportação no mercado holandês e este foi o momento em que Alfred Heineken decidiu ter apenas seu nome na barra preta e não o nome do tipo de cerveja como Munchener, Dortmunder ou cerveja bávara como era a tradição.
Alfred Heineken queria que o rótulo de sua cerveja tivesse uma apresentação amigável, então ele substituiu as letras maiúsculas por letras mais arredondadas e pequenas e o ‘E’ se tornou o ‘e sorridente’ dando a elas uma pequena inclinação para trás.
Quem bebe mais cerveja no mundo? O ranking da cerveja saiu!
Desde então, o rótulo continua a se desenvolver. Essas mudanças ocorrem de acordo com as demandas do mercado e nem sempre são notadas diretamente pelo consumidor. No entanto, os ‘e’s sempre continuarão a sorrir.
De acordo com o site da marca, “o símbolo da estrela vermelha é utilizado pela marca desde 1873, ano em que foi fundada por Gerard Adriaan Heineken, na Holanda. A estrela, usada nos rótulos da Heineken, era usada como o símbolo das Cervejarias na Idade Média.”
Ainda complementam: “Cada uma das suas pontas representa uma das forças da natureza: terra, água, ar, fogo e o quinto é o elemento mágico. Ela também representa nossas principais credenciais de consumo; Ingredientes Naturais, Levedura A, Puro Malte, Mestres cervejeiros estrelados e Tanques horizontais!”