quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Por que os relógios se movem no sentido horário&#63

Você já parou para pensar por que os relógios se movem para direita, no sentido horário? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente nem deu muita atenção a isso e simplesmente aceitou o movimento dos ponteiros como um fato da vida. Mas, a verdade é que existe uma razão bem interessante para isso!

Primeiramente, é importante lembrar que o sentido horário dos relógios é apenas uma convenção. Isso significa que não há motivo científico ou natural determinando que os ponteiros devem se mover nesse sentido.

 

Os primeiros relógios

Os primeiros relógios eram baseados na sombra produzida pela luz solar. (Fonte: Shutterstock)Os primeiros relógios eram baseados na sombra produzida pela luz solar. (Fonte: Shutterstock)

Há muitos séculos, quando os primeiros relógios foram criados, eles eram muito diferentes dos que conhecemos hoje e eram usados principalmente para medir o tempo durante o dia. Chamados de “horas solares”, eles eram basicamente quadrantes graduados colocados no solo que marcavam o tempo baseado na posição do sol no céu. 

Com o tempo, os relógios evoluíram e começaram a ser feitos com ponteiros e, mais tarde, com o surgimento da mecânica, foram equipados com rodas e engrenagens que permitiam que eles funcionassem de forma mais precisa

Então, mesmo que os relógios já não usassem a luz solar para medir as horas, o movimento solar ainda era a inspiração por trás do movimento adotado para os ponteiros. 

Nada além de costume 

 Para facilitar o uso dos relógios, costumes antigos foram mantidos. (Fonte: Shutterstock)Para facilitar o uso dos relógios, costumes antigos foram mantidos. (Fonte: Shutterstock)

Em algum momento da história, os relógios foram uma novidade tecnológica, mas mesmo que fosse disruptiva, os seus criadores buscaram manter costumes que as pessoas já tinham adotado com os relógios solares. Por isso não foi mudado o sentido em que os ponteiros caminham, afinal, todo mundo já estava acostumado com a forma como as horas eram mostradas. Além disso, a maioria das pessoas é destra e, assim, é mais natural olhar para a direita do que para a esquerda.

É interessante pensar que, se os relógios tivessem sido inventados em outro lugar do mundo, talvez eles girassem no sentido oposto ao que estamos acostumados. De qualquer forma, mesmo que a razão para o sentido horário dos relógios seja apenas uma convenção, ela é um costume tão enraizado em nossa sociedade que é difícil imaginar os ponteiros funcionando de outro modo.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro de 2024

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, chegando ao...

Bandido que agrediu vítima ao roubar bicicleta é preso pela PJC de Tangará

A Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada...

Concursos públicos municipais pagam até R$ 18 mil em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br