segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Os 10 sobrenomes mais antigos já registrados no Brasil

Grande parte dos sobrenomes mais populares do Brasil possuem origem portuguesa, ainda do período de colonização

Você já se perguntou quais são os sobrenomes mais antigos do Brasil? Para se ter ideia como alguns sobrenomes são antigos no Brasil, a maioria deles têm sua origem na época da colonização portuguesa, começando no século XVI, onde, muitos desses sobrenomes foram trazidos por imigrantes portugueses.

Se você parar para pensar, o sobrenome mais comum no Brasil para você seria o Silva, certo? E isso é bem verdade, o sobrenome Silva não somente é o mais popular, como é também o mais antigo do Brasil, onde o primeiro Silva do país foi o alfaiate Pedro da Silva, datado no ano de 1612.

Um fato curioso sobre os sobrenomes no nosso país é que, nos primeiros anos do Brasil, quem fazia o registro de nascimento não eram cartórios ou coisas do tipo, mas sim, a Igreja Católica e detalhe, apenas com o prenome da criança, sem um sobrenome.

Foi somente no século XIX que os registros civis se tornaram padrão no nosso país, e, como consequência, passaram a incluir os sobrenomes nas certidões de nascimento dos brasileiros.

Sobrenomes mais antigos do Brasil

A seguir vamos descobrir quais são os sobrenomes mais antigos do Brasil, seu significado e entender um pouco mais sobre a origem de cada um deles:

Silva

O sobrenome Silva é, sem dúvidas o mais popular e antigo no Brasil. Esse sobrenome chegou ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses no século XVI. A adesão a este sobrenome no Brasil pode estar ligada tanto à adaptação assim como a simples continuidade de um sobrenome comum em Portugal.

Como dito no início do texto, registros históricos apontam que o primeiro Silva no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. Sendo esse o sobrenome mais comum de nosso país que possuí uma origem totalmente portuguesa.

Santos

O sobrenome Santos foi um dos primeiros a ser registrado em documentos eclesiásticos no Brasil, ainda no século XVI, um fato interessante é que existem registros de que o Santos era comum como “dos Santos”, mas com o tempo acabou sendo abreviado somente para “Santos”.

Oliveira

Oliveira é outro sobrenome toponímico português que faz referência à oliveira. O sobrenome foi introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, sendo registrado nos primórdios das capitanias hereditárias. O sobrenome se espalhou principalmente através dos administradores coloniais e grandes proprietários de terras.

Souza

Souza, ou Sousa, é um sobrenome de origem toponímica e um dos mais antigos e comuns no Brasil. Seu uso foi amplamente adotado por famílias da nobreza portuguesa que chegaram ao Brasil no século XVI, como administradores coloniais e donos de terras. Documentos históricos indicam a presença de pessoas com este sobrenome já nas primeiras décadas de colonização.

Costa

O sobrenome Costa, foi trazido ao Brasil pelos primeiros exploradores e colonos portugueses. É possível que muitos dos primeiros “Costa” no Brasil fossem marinheiros ou comerciantes que se estabeleceram na costa brasileira para facilitar o comércio entre a colônia e a metrópole. Registros dos séculos XVI e XVII mostram a rápida disseminação deste sobrenome pelas zonas costeiras e depois pelo interior, seguindo os cursos dos grandes rios.

Pereira

O sobrenome Pereira é também de origem portuguesa. Chegou ao Brasil com os colonizadores e se espalhou principalmente entre agricultores e proprietários de terras. É provável que os primeiros Pereira no Brasil tenham se envolvido na exploração agrícola, aproveitando o clima favorável para o cultivo de diversas culturas europeias. Documentos dos séculos XVI e XVII registraram pessoas com esse sobrenome envolvidas na fundação de vilas e no desenvolvimento agrícola do Nordeste e Sudeste brasileiro.

Lima

O sobrenome Lima pode ter múltiplas origens, mas no Brasil, é geralmente aceito como sendo de origem portuguesa, associado ao rio Lima em Portugal ou ao fruto lima. Os primeiros registros de famílias Lima no Brasil datam do início do período colonial, com membros que muitas vezes eram comerciantes ou proprietários de terras. Este sobrenome foi particularmente prevalente entre as famílias que se estabeleceram no Nordeste brasileiro.

No Brasil, o sobrenome Ferreira foi um dos primeiros a ser introduzido, com registros já no século XVI. Os Ferreira eram artesãos e ferreiros que estavam diretamente ligados na construção de ferramentas e na manutenção de equipamentos para as fazendas e nas vilas em crescimento.

Rodrigues

Muitos dos primeiros Rodrigues no Brasil eram soldados, administradores coloniais ou pequenos comerciantes que vieram durante os primeiros séculos de colonização. O sobrenome foi rapidamente adotado em diversas regiões, com muitos Rodrigues se envolvendo na administração local e nas milícias coloniais.

Martins

No Brasil, o sobrenome Martins foi estabelecido com a chegada dos primeiros colonos e se tornou comum entre os primeiros administradores coloniais e, posteriormente, entre os comerciantes e fazendeiros. Os Martins muitas vezes ocupavam posições de destaque nas primeiras cidades brasileiras, participando ativamente da vida pública e econômica.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Bullying, personalidade, religião? Que caminhos levam adolescentes a consumir álcool?

Adolescentes extrovertidos e com baixa capacidade de lidar com...

Dr. Ajuda: o que causa dor e má circulação nas pernas?

As dores nas pernas são ocorrências comuns e podem...

As inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à...
Feito com muito 💜 por go7.com.br