quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Origem dos presentes de Natal

A origem dos presentes de Natal é incerta. Por esse motivo, existem diferentes teorias que buscam explicá-la: duas cristãs, uma pagã e uma socioeconômica.

 

origem dos presentes de Natal é incerta. A prática de dar presentes durante o Natal é uma das tradições mais populares do período natalino, sendo comum que os presentes sejam dados a amigos, familiares e demais pessoas. Por não se saber ao certo a origem dessa tradição, existem várias teorias que explicam o seu surgimento. No Brasil, a troca de presentes no Natal é uma prática consolidada.

Uma teoria aponta que a troca de presentes é originária de uma festa pagã de Roma Antiga, mas existem teorias que falam dos Reis Magos, de São Nicolau, e uma teoria que aponta que o costume tem relação com a ressignificação da celebração do Natal nos Estados Unidos no século XIX.

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a origem dos presentes de Natal

  • A origem dos presentes de Natal é incerta.
  • A troca de presentes é uma das práticas mais comuns do período natalino.
  • Por não se saber ao certo a origem dessa tradição, existem diversas teorias que procuram explicá-la.
  • Uma delas aponta que essa prática está ligada a uma festa pagã de Roma Antiga, a Saturnália.
  • Outra teoria conecta essa prática aos Reis Magos, que trouxeram presentes para Jesus.
  • Existe ainda uma outra que associa a prática de dar presentes de Natal a São Nicolau.
  • Há, por fim, uma teoria socioeconômica sobre essa prática, que teria surgido nos Estados Unidos como forma de tornar familiar a celebração de Natal e impulsionar a indústria.
  • A troca de presentes no Natal pode ser realizada entre familiares, amigos e também entre estranhos.
  • A troca de presentes representa o amor, a caridade e a solidariedade do período natalino.
  • O amigo-secreto é uma das práticas natalinas de troca de presentes no Brasil.

Qual a origem dos presentes de Natal?

O Natal é cheio de tradições, e uma delas é a distribuição de presentes. Historicamente, muitos apontam que a origem da troca de presentes tem relação uma celebração pagã; outros falam que tem relação com uma história narrada na Bíblia e com um santo católico; e outros, ainda, afirmam que existe um motivo social e econômico para essa tradição. Vejamos cada um dos motivos.

→ Origem dos presentes de Natal ligada a uma celebração pagã

A tradição de dar presentes durante o Natal é atribuída, por muitos, a uma celebração tradicional na religião pagã de Roma Antiga: a Saturnália. Essa festa era realizada em celebração a Saturno no período do solstício de inverno, portanto, na mesma época que acontece o Natal.

Durante o evento, uma das tradições era a Sigillaria, realizada em 23 de dezembro e que se caracterizava pela troca de presentes. Na Sigillaria, era comum a troca de velas, além de presentes cujo objetivo era confundir a pessoa que os recebesse.

Havia também o costume de dar presentes para as crianças, e eles poderiam ser variados, como brinquedos, facas, perfumes, roupas, máscaras etc. Havia a troca de presentes simbólicos entre amigos e o costume de enviar poemas para as pessoas, em uma prática semelhante ao envio de cartões com mensagens de felicitação.

→ Origem dos presentes de Natal ligada à ação dos Reis Magos

Muitos traçam a origem do Natal aos Reis Magos, mencionados na narrativa bíblica apenas como Magos. Mencionados em Mateus, eles eram os sábios vindos do Oriente que foram guiados pela Estrela de Belém e encontraram o recém-nascido Jesus na manjedoura. Ao encontrarem Jesus, eles lhe entregaram três presentes: mirra, incenso e ouro.

Nesse sentido, muitos defendem que o costume de dar presentes no Natal veio do exemplo dos Reis Magos, que presentearam Jesus. Algumas pesquisas apontam que essa narrativa bíblica foi explorada por membros do clero na Idade Média para exigir presentes dos seus subalternos, pois o texto bíblico dava o exemplo de presentear seus superiores.

→ Origem dos presentes de Natal ligada a São Nicolau

Existe também uma associação do presente de Natal com São Nicolau, santo católico que viveu na Ásia Menor, conhecido por ser muito rico e profundamente generoso, distribuindo presentes para os necessitados, principalmente crianças órfãs. Ele, inclusive, ficou associado com a figura do Papai Noel.

→ Origem dos presentes de Natal ligada à transformação do Natal em uma festa familiar

Pesquisas recentes de historiadores apontam que o costume de dar presentes no Natal é uma prática que se consolidou recentemente por um movimento de transformação da celebração do Natal em uma festa familiar, havendo, assim, a retirada do caráter popular e a transformação em algo mais privado e doméstico.

Essa mudança se iniciou nos Estados Unidos, e o objetivo era retirar a celebração do Natal das ruas, reduzindo os exageros que poderiam haver nessa forma. Além disso, transformar o Natal em uma celebração doméstica com o costume de distribuir presentes atendia ao crescimento da indústria na virada do século XVIII para o XIX.

Significado dos presentes de Natal

Os cristãos entendem que o ato de dar presentes no período natalino é uma demonstração de solidariedade, empatia e amor, pois aqueles que têm sobrando compartilham com os outros em forma de presentes. O ato de dar presentes é uma demonstração de amor e caridade com familiares, amigos mas também com pessoas desconhecidas.

Troca de presentes de Natal

→ Troca de presentes de Natal no Brasil

No Brasil, o costume de presentear as pessoas se estende durante todo o período natalino. Sendo assim, a troca costuma acontecer durante o mês de dezembro e não necessariamente apenas no dia 25. Os presentes são dados a familiares, amigos e demais pessoas queridas.

Funcionários de uma empresa brincando de amigo-secreto, uma prática natalina de troca de presentes no Brasil.
O amigo-secreto é uma das práticas natalinas de troca de presentes no Brasil.

Uma tradição não oficial muito comum é a realização de uma brincadeira conhecida como amigo-secreto. Nela, as pessoas sorteiam os nomes uma das outras e cada um deve dar um presente para a pessoa sorteada. Essa brincadeira é uma forma de trocar presentes de maneira descontraída e leve.

O período natalino também fica marcado por muitas campanhas de caridade. Empresas, igrejas, organizações não governamentais e instituições públicas promovem arrecadação de brinquedos, roupas, alimentos, entre outros, para distribuir entre pessoas de baixa condição econômica.

→ Troca de presentes de Natal no mundo

O gesto de trocar presentes também é uma prática natalina fora do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o costume é colocar os presentes de Natal em embrulhos no pé da Árvore de Natal. Na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro, ou então na manhã do 25, os presentes são abertos por aqueles que os receberam.

Na cultura popular norte-americana, popularizou-se que os presentes deixados na Árvore de Natal são um feito realizado pelo Papai Noel. Muitos pais só colocam os presentes na Árvore de Natal na madrugada do dia 25 de dezembro para que suas crianças acreditem na lenda. O costume estadunidense também se repete no Canadá.

No México, o dia de presentear as pessoas não é no Natal, mas no Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro e considerado o último dia do período natalino.

Em alguns países europeus, o costume de presentear as pessoas é realizado no Dia de São Nicolau, celebrado no dia 6 de dezembro. Dois dos países que possuem essa prática são a França e a Alemanha.

Outros símbolos natalinos

Além do ato de dar presentes para as pessoas, o Natal é marcado por diversos símbolos, como:

  • Jesus Cristo;
  • boneco de neve;
  • Reis Magos;
  • Estrela de Belém;
  • Árvore de Natal;
  • Papai Noel;
  • panetone.

Para saber mais sobre os símbolos de Natal, clique aqui.

Fontes

CAMILO JÚNIOR, Padre Luiz. Qual o sentido religioso de dar presentes no Natal? Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/duvidas-religiosas/qual-o-sentido-religioso-de-dar-presentes-no-natal.

HACZEK, Ángela Reyes. Árvore de Natal e presentes: saiba de onde vêm essas tradições natalinas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/arvore-de-natal-saiba-de-onde-vem-essa-tradicao-natalina/.

MCQUEEN, Brit. Holiday gift-giving customs around the World. Disponível em: https://www.westernunion.com/blog/en/holiday-gift-giving-customs-around-the-world/.

RINGEL, Paul. Why childre get gifts on Christmas: a history. Disponível em: https://www.theatlantic.com/business/archive/2015/12/why-people-give-christmas-gifts/421908/.

Escritor do artigo

Escrito por : Daniel Neves SilvaFormado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. “Origem dos presentes de Natal”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/a-origem-dos-presentes-natal.htm. Acesso em 13 de dezembro de 2023.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro de 2024

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, chegando ao...

Bandido que agrediu vítima ao roubar bicicleta é preso pela PJC de Tangará

A Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada...

Concursos públicos municipais pagam até R$ 18 mil em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br