sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Gato lambendo o dono: entenda melhor esse comportamento!

 
 
 
 

Não é incomum que as pessoas considerem os bichanos animais independentes e pouco afetivos. Porém, isso não é verdade! Os felinos podem ser muito carinhosos e carentes, e eles demonstram tudo com gestos. É comum ver o gato lambendo o dono, por exemplo.

Gato lambendo a pata

Eles ronronam e podem invadir seu espaço para pedir carinho. Quando os gatos lambem os donos, esse é um sinal muito comum de desejo por atenção. Contudo, o hábito pode significar outras coisas importantes.

Por isso, neste artigo, trazemos algumas informações sobre comportamento felino para você ficar atento para o que significa quando seu gato te lambe. Continue a leitura e entenda melhor o seu peludo!

Porque os gatos lambem os donos

Assim como outros sinais que os gatos podem dar, as lambidas são uma forma de comunicação. Essas mensagens têm diferentes significados, a depender do contexto em que seu bichano vive, além de outros comportamentos que ele pode ter.

Por isso, separamos algumas das principais razões que podem explicar por quê os gatos lambem os donos a seguir. Você pode conferi-las para entender mais sobre os comportamentos dessa espécie.

Afeto e carinho

Segundo diversos estudos, os animais conseguem sentir afeto tanto quanto os humanos. Esses sentimentos são parte da construção da relação social entre os pares. Porém, para os pets, eles também se aplicam à convivência com os tutores.

Lambidas entre os felinos são formas de demonstração de afeto muito comuns. Elas ocorrem com mães e filhotes, por exemplo. Os bichanos tendem a repetir esse hábito com os tutores, especialmente quando se sentem seguros e confiantes em um ambiente. Então, caso você veja um gato lambendo o dono, saiba que essa é uma demonstração de amor!

Por isso, esse hábito pode ser um sinal de bem-estar do seu pet. Porém, você precisa estar atento para outros comportamentos do seu bichano para ter uma visão mais completa da saúde dele.

Estresse e ansiedade

Gatos também são suscetíveis a estresse. Isso pode ser mais comum do que você imagina, acontecendo devido a uma mudança na rotina do animal ou a uma visita inesperada. Esses fatores podem desencadear reações no seu felino, desde alterações de comportamento sutis até variações mais evidentes.

Quando o gato te lambe, essa pode ser uma forma de aliviar parte da tensão e chamar a atenção para demonstrar que algo não está certo. Isso também vale para quando o pet arranha portas e objetos. Nesse momento, é ideal investigar se seu felino pode estar em alguma situação de estresse e descobrir como você pode melhorar o bem-estar dele.

Marcar território

O gato lambendo o dono excessivamente também pode ser instinto de marcar território. Como felinos, vale lembrar que eles são animais extremamente territorialistas. Então, os bichanos podem fazer isso para identificar o tutor como posse.

Pode parecer um pouco estranho, mas esse hábito é bastante natural para os bichanos. Assim, é possível evitar que outros gatos se aproximem do tutor, “protegendo” e mantendo ele afastado de felinos que possam competir por atenção. Você viu o gato lambendo algo? Ele pode estar marcando o território — ou o humano!

Cheiros e gostos

O comportamento de gato lambendo o dono também pode ocorrer devido aos cheiros e aos sabores. A pele dos humanos pode conter algum tipo de gosto atraente para os felinos, especialmente por causa do suor. Resquícios de odor de um alimento que você pode ter manipulado também podem interessar seu bichano.

Gato em colo de tutor

Então, caso você se pergunte “por que meu gato me lambe?”, talvez seja devido a algum cheiro apetitoso. Se o felino fizer isso excessivamente, você pode tentar se lavar e ver se o hábito continua.

Sinal de doenças

Apesar de todos esses sinais serem parte dos instintos dos gatos, sem apresentarem indícios de preocupação para os tutores, existem outros motivos para justificar o gato lambendo o dono com muita frequência.

Meu gato me lambe excessivamente. O que será?”. Na verdade, esse pode ser um indicativo de que a saúde do pet não está adequada. É possível que ele chame sua atenção para algum tipo de problema ou doença. Por isso, é fundamental que você fique atento para outros sinais que seu felino possa dar.

Outros comportamentos felinos

Outros indicativos de mal-estar do seu gato são demonstrados de diversas formas. Mudanças repentinas de hábito ou até mesmo atitudes mais agressivas podem ser uma forma do felino comunicar que algo está errado. Confira alguns exemplos de comportamento frequentes a seguir.

Arranhar portas

Gatos podem arranhar portas devido ao instinto de dominar um ambiente. Afinal, os felinos gostam de ter controle sobre os locais que habitam. Portas fechadas restringem o acesso aos cômodos, o que pode deixá-los inseguros.

Arranhar objetos

Se o gato arranha móveis ou paredes, essa pode ser uma forma de lidar com o crescimento das unhas ou demarcar território. Porém, também pode indicar que seu pet não está seguro naquele ambiente e quer aliviar o estresse para lidar com a situação.

Chorar

Afinal, como seres emocionais, gatos também podem chorar. Esse comportamento é mais comum em filhotes, que usam o choro como forma de conseguir alimento ou atenção. Porém, em gatos adultos, esse processo é uma forma de demonstrar incômodo com mudanças de ambiente ou rotina.

Ronronar

Esse hábito é muito natural para os gatos. Nem todos os felinos ronronam. Contudo, o comportamento costuma ser uma forma muito comum de comunicação para a espécie. Geralmente, significa satisfação e conforto em um local.

Para todas essas ações, o importante é estar atento e investigar comportamentos excessivos do seu pet, além de mudanças muito repentinas. Se achar necessário, consulte um veterinário especializado para entender mais a fundo os padrões de atitudes do seu bichano!

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br