sexta-feira, 26 julho 2024
- Publicidade -
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Exagerou no réveillon&#63 Saiba como curar a primeira ressaca de 2023

 
As festas de fim de ano são marcadas pela decoração criativa, pelos fogos de artifício e, claro, pelas diversas opções de bebidas para a comemoração pela chegada de 2023. O início de um novo ano carrega simbologias parecidas para muitas pessoas, como a ideia de se construir novos objetivos e alcançar sonhos. Contudo, a animação pode levar ao exagero nas bebidas alcoólicas. E, no dia seguinte, a ressaca cobra a conta. Desse estado físico resulta um conjunto de sintomas próprios de uma intoxicação, o que ocorre porque o corpo não consegue metabolizar a quantidade de álcool ingerida.
 
Cuidar de uma ressaca não tem mistério. O difícil é lidar com os desconfortos físicos e mentais. A ingestão exagerada do álcool pode desequilibrar o funcionamento de órgãos, como o intestino e o fígado, assim como pode prejudicar o metabolismo.
 
Para quem exagerou, como o atendente Felipe Pereira, 23 anos, a dica é descansar para que o corpo consiga se recompor dos excessos. ;Minhas ressacas podem ser bem severas, sinto muito os efeitos colaterais. Portanto, me cuido muito para não prolongar esses sintomas. Fico bem quietinho em casa e bebo muito líquido, sobretudo água. Também como muitas frutas, como melancia. Assim, aos poucos sinto o mal-estar diminuir;, diz o morador de Ceilândia.
 
Psiquiatra e membro da comissão de dependência química da Associação Brasileira de Psiquiatria, Carlos Salgado, que também é diretor da Villa Janus de Porto Alegre, aponta que esses são os cuidados primordiais para a desintoxicação do corpo pelo álcool. ;A ressaca nada mais é do que uma resposta do nosso organismo ao álcool, substância que nosso corpo não é preparado para receber. O nosso trato digestivo foi feito para ter contato com proteínas, água, açúcares e um certo grau de gordura. Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o que ocorre é como se fosse um ;envenenamento;. Por isso sentimos um desgaste físico tão grande;, explica. O especialista afirma ainda que a quantidade de álcool ingerida não necessariamente está relacionada ao quadro da ressaca.
 
O estudante de medicina Vitor Meireles, 23, só bebe em datas especiais, como o réveillon. O jovem não gosta de exagerar no consumo. Mesmo assim, nem sempre consegue se livrar do inconveniente da ressaca. ;Para evitar os sintomas, eu vou direto para o banho, para não dormir sujo. Sinto que isso ajuda muito. Depois, o meu foco é na hidratação, porque a sede é inevitável. Mas tenho amigos que acabam recorrendo a remédios específicos para a ressaca;, conta.
 
Carlos Salgado delimita que não é proibido tomar alguma medicação para melhorar os efeitos, como dor de barriga ou de cabeça. ;Esses remédios corriqueiros auxiliam muito a melhorar o quadro físico. Uma dica são os antiácidos de alumínio e magnésio, que diminuem o desconforto digestivo. Mas eles servem apenas como apoio, o restante, nós devemos fazer;, afirmou o psiquiatra.
 
Palavra do especialista
 
Carlos Salgado ; psiquiatra, membro da comissão de dependência química da Associação Brasileira de Psiquiatria e diretor da Villa Janus de Porto Alegre
 
O que é a ressaca e como ela atua no organismo?
A ressaca nada mais é do que a resposta do nosso organismo ao álcool, uma substância que o corpo não é preparado para receber. O que ocorre é um estilo de envenenamento, por isso sentimos um desgaste físico tão grande. O álcool transita por todo o nosso corpo, chegando até o cérebro. Ali, pode gerar a inflamação dos neurônios, que não conseguem diluir altas quantidades dessa substância. Consequentemente, sentimos dores fortes dores de cabeça. No nosso intestino, também há a dificuldade de digestão. Esse órgão produz um revestimento de proteção para auxiliar no trabalho de absorção de nutrientes. Quando ingerimos muito álcool, ocorre um desequilíbrio, deixando o intestino sensível. Com isso, ocorre o mal-estar e a dor de barriga. Outro ponto a ser citado é que o consumo alcoólico altera a pressão arterial e, por isso, (a pessoa) não pode se expor a exageros físicos, para que não ocorra uma surpresa ruim.
 
O que se deve e o que não se pode fazer durante uma ressaca?
Devemos comer alimentos leves, que não pesem no estômago. Hidratar-se é primordial, pois o álcool diminui a quantidade de líquido presente no nosso corpo. Precisamos deixar que nosso organismo se recomponha e, para que isso aconteça, nós temos de escolher bem o que fazer e comer (leia quadro de dicas). Muitas pessoas tentam curar a ressaca bebendo novamente. Isso é muito errado, porque você está impedindo que o corpo consiga se desintoxicar. Outros buscam saunas, o que não é recomendado, porque nesse quadro, é preciso se hidratar, e não perder mais líquido. Por último, não faça exercícios físicos, por mais que já esteja acostumado com eles. Beber pode aumentar a pressão arterial durante o consumo e no dia posterior. Então, se houver um esforço físico, o nosso coração reagirá a isso e pode acontecer alguma surpresa desagradável.
 
O álcool é o único responsável pela intoxicação? Ou há outros fatores que podem contribuir para este ;envenenamento;?
O efeito do álcool no corpo é diferente em cada organismo. Temos alguns fatores que influenciam nessa reação. Algumas pessoas têm uma tolerância ao álcool, ou seja, ingerem a substância em grande quantidade e, mesmo assim, podem não conseguir chegar ao estado de embriaguez. A tendência é que ocorra um consumo intenso e, por isso, o resultado pode ser uma forte ressaca. Mas também temos, por exemplo, quem não sofre com os efeitos colaterais do consumo de álcool. Nos dois casos, pode-se consumir as bebidas afoitamente, gerando problemas a curto e a longo prazo. No último caso, podemos citar o alcoolismo e perda de memória.
 
 
O QUE É A RESSACA
 
; Durante a ressaca, ocorrem mudanças nas concentrações de alguns hormônios, como vasopressina, aldosterona e renina.
; Há a acidose metabólica ou redução do pH do sangue, uma vez que há o aumento de lactato, corpos cetônicos e de ácidos graxos livres.
; Ocorre a produção de substâncias inflamatórias e desidratação, que causa sensação de boca seca e muita sede.
; Estima-se que, a cada quatro doses consumidas de álcool, elimina-se de 600ml a 1.000ml de água do corpo. Isso ocorre pelo fato de o álcool ser diurético e diminuir a concentração de vasopressina, o que intensifica a perda de líquidos do organismo.
; O acúmulo dos componentes químicos derivados da metabolização do álcool também contribuem na produção dos sintomas da ressaca.
 
PRINCIPAIS SINTOMAS
 
; Dor de cabeça
; Fadiga
; Náuseas
; Falta de apetite
; Tremores
; Dificuldade de concentração
; Tontura
; Desconforto gastrointestinal
; Sudorese
; Alterações no sono
; Ansiedade
; Irritabilidade
; Diarreia
 
COMO OCORRE A INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA
 
; A quantidade de álcool consumida é um fator importante. Contudo, o intervalo de tempo do consumo, assim como o tipo de bebida e a ingestão de alimentos também influenciam a ressaca.
; O álcool pode atuar sobre os rins na produção de urina, no trato gastrointestinal e nas concentrações de açúcar no sangue.
; Em um quadro de ;envenenamento;, além da perda severa de consciência (ou seja, o despertar não ocorre, ou apenas acontece minimamente, quando há estímulos sonoros ou dolorosos), áreas do cérebro que controlam funções vitais, como respiração, batimentos cardíacos e temperatura do corpo, começam a falhar, podendo levar à morte.
 
O QUADRO DE INTOXICAÇÃO
 
; Confusão mental
 
Dificuldade de se manter acordado
 
; Vômitos
; Convulsões
; Dificuldade para respirar
; Diminuição da frequência cardíaca e resfriamento do corpo
 
COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO
 
; Beba sucos de cenoura, laranja, limão, acerola, melão e tangerina.
; Mantenha o corpo hidratado consumindo água.
; Consuma alimentos com glutamina. O aminoácido pode ser encontrado em carnes, vegetais, iogurte e ovos.
; Consuma alimentos que protegem o fígado, como alho, azeite de oliva, açafrão, chá de boldo e folhas verde-escuras.
; Depois da festa, você pode repor sais minerais e o líquido perdido com isotônico.
; Coma alimentos ricos em proteína, como ovo, frango, carne bovina ou de peixe.
; Coloque o sono em dia, pois a agitação pode causar estresse orgânico. Nesses casos, alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C são excelentes.
 
OS MELHORES ALIMENTOS PARA CURAR A RESSACA
 
; Água de coco: além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos com o consumo de bebidas alcoólicas.
; Água aromatizada com alecrim: ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea.
; Atum e sardinha em lata: ajudam a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool.
; Frutas: são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana, que é ótima fonte de potássio.
; Massas, bolos e pães: são ricos em carboidratos. Transformam-se em açúcar depois de digeridos e fornecem energia para o corpo.
Couve e espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a limpeza do fígado.
; Grãos integrais: possuem muita vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.
; Ovo: é rico em proteína cisteína, que contém glutationa. Quando o corpo detecta a presença de álcool, produz uma substância tóxica denominada acetaldeído. Em seguida, produz glutationa para evitar intoxicação. Portanto, o ovo é um aliado na cura da ressaca.
; Tomate: é rico em vitamina C, glutationa e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.
; Chás: boldo e carqueja ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal-estar.
; Isotônicos caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva ; 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal ; duas colheres de sopa) e sal (uma colher de chá).
 
Homem de ressaca

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Para celebrar a França

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Verão será...

Arrecadação no primeiro semestre teve aumento de 9,08%

A arrecadação do governo federal apresentou um aumento real, descontada...

34 membros do MP recebem mais de R$ 150 mil em um mês

Penduricalhos elevam salários de promotores e procuradores do Ministério...
Feito com muito 💜 por go7.com.br