sexta-feira, 17 maio 2024
- Publicidade -
34 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Estudo aponta estes 7 vegetais como os mais saudáveis; qual você mais come?

Os caminhos para um estilo de vida saudável passam, obrigatoriamente, pela qualidade da alimentação. Com isso em mente, cientistas da Universidade William Paterson, localizada em Nova Jersey (EUA), realizaram um estudo para elencar os alimentos mais saudáveis do mundo.

Benefícios das folhas de alface© Fornecido por Catraca Livre

E os grandes vencedores da pesquisa são, em sua maioria, vegetais verdes. E uma descoberta interessante: conforme a pesquisa, um único vegetal dessa lista é capaz de suprir 100% das necessidades diárias de nutrientes em uma dose de 100 calorias.

Metodologia do estudo

O estudo foi realizado através da avaliação da densidade nutricional de 41 alimentos variados, comparação da quantidade de 17 nutrientes vitais, incluindo vitaminas A e B12, em relação à quantidade calórica em cada alimento.

Vale destacar que essa pesquisa também mostrou que os vegetais que lideram a lista dos alimentos mais saudáveis são versáteis, podendo ser usados em variados tipos de pratos, como saladas, patês e sucos.

Quais são os vegetais que lideram a lista?
  1. Agrião: eleito o mais saudável de todos, o vegetal é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, potássio, magnésio e abundantes antioxidantes. Segundo o estudo, uma dose do agrião pode suprir 100% das necessidades diárias de nutrientes.
  2. Couve-chinesa: ela supre a necessidade diária de vitamina C com apenas 100 gramas. Além disso, também é rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade.
  3. Acelga: contém uma quantidade significativa de vitamina C, vitaminas do complexo B, e betacaroteno, que é precursor da vitamina A. Ela também é rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio.
  4. Folhas de beterraba: as folhas contam com até mais betacaroteno e cálcio do que a própria beterraba. Além disso, elas também contêm outros minerais e vitaminas.
  5. Espinafre: rico em nutrientes, o espinafre tem vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno e uma variedade de minerais.
  6. Chicória: rica em fibras que proporcionam saciedade prolongada e regulam a função intestinal. O vegetal ainda contém potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C.
  7. Alface: as folhas de alface também contam com betacaroteno, vitaminas do complexo B, folato e vitamina C.
Por que esses vegetais se destacam entre os alimentos mais saudáveis?

A resposta reside na densidade nutricional desses alimentos. Todos eles são ricos em vitaminas, minerais e apresentam uma série de benefícios para o organismo, tudo isso com baixo teor calórico.

Além disso, a maioria desses vegetais são pobres em gordura e ricos em fibras, essenciais para uma dieta balanceada e saudável.

Com base nas informações, você poderá fazer escolhas alimentares mais nutritivas, visando um estilo de vida mais saudável.

O estudo só reforça a importância de um plano alimentar diversificado e equilibrado, que deve incluir vegetais e frutas, garantindo assim a ingestão adequada de nutrientes essenciais.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Analfabetismo no Brasil é maior em cidades pequenas, aponta Censo

As informações coletadas pelo Censo 2022, e divulgadas nesta sexta-feira, 17,...

Desembargadora cai em golpe no Whatsapp e perde R$ 45 mil

A desembargadora Maria Helena Póvoas, do Tribunal de Justiça...

CNM diz que agronegócio já perdeu mais de R$ 2 bi com as cheias do RS

As fortes chuvas e inundações que atingiram o Rio...
Feito com muito 💜 por go7.com.br